Casais celebram Dia dos Namorados amanhã

Atualmente, é a terceira melhor data para o comércio no país – atrás apenas do Natal e do Dia das Mães

Neste domingo, 12 de junho, os brasileiros comemoram o Dia dos Namorados. A data tem o objetivo de celebrar o amor e os bons momentos dos casais.
Considerada uma das datas comemoradas do Brasil, o Dia dos Namorados surgiu de uma maneira inusitada. Enquanto os Estados Unidos e a Europa comemoram o chamado “Valentine’s Day” (ou Dia de São Valentim), em 14 de fevereiro, por aqui, o feriado do romance é celebrado em 12 de junho desde 1948. E o motivo é exclusivamente comercial.

Origem da data
A ideia de estabelecer a comemoração veio do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de fomentar as vendas do mês de junho, que sempre eram muito fracas.
Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria instituiu outra data para trocar presentes: o Dia dos Namorados. Junho foi escolhido porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas, já a escolha do dia 12 foi devido ser véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.
Unindo o útil ao agradável, Doria criou a primeira propaganda que instituiria a data no país. “Não é só com beijos que se prova o amor!”, dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. “Não se esqueçam: amor com amor se paga”, afirmava outro. A propaganda foi julgada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda à época.

Terceira melhor data para o comércio
A data começou a “pegar” no Brasil no ano seguinte, quando mais regiões começaram a aderir – posteriormente, a comemoração se tornou nacional.
Atualmente, o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio no país – atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. A média do faturamento do dia romântico já chega perto de R$ 1,5 bilhão.
Para quem ainda não garantiu o presente do Dia Dos Namorados, em Ituverava, o comércio poderá funcionar até às 15h, deste sábado, 11 de junho, de acordo com o acordo estipulado pela convenção coletiva do comércio, que permite o funcionamento das lojas em horário estendido no primeiro sábado de cada mês, após o quinto dia útil.
Qual o verdadeiro Dia dos Namorados?
Na maior parte dos países, o dia dos casais é comemorado no Valentine’s Day, em 14 de fevereiro. A data celebra o dia de São Valentim, considerado o “santo do amor”.
No entanto, não há definição da data da “verdadeira” comemoração. Seja em fevereiro, junho ou qualquer outro mês do ano, o importante é celebrar o amor.

Expectativas vendas Dia dos Namorados

O presidente da ACII de Ituverava, Vicente Paulo Vieira Júnior, fala sobre as expectativas de vendas para a data. “As expectativa de vendas do comércio para o Dia dos Namorados deste ano são as melhores possíveis, considerando que a data também tem sua importância no calendário do mercado varejista e movimenta diversos ramos de atividades, como roupas, calçados, acessórios, relojoarias, perfumarias, floriculturas, papelarias e empresas especializadas em doces”, observa.
“Vale lembrar que a data também ajuda a fomentar o movimento em bares e restaurantes. A pesquisa da Boa Vista SCPC a nível nacional apontou que 79% dos consumidores vão comprar presentes em lojas físicas e 51% dos empresários entrevistados estão otimistas com as vendas dessa data em comparação com o ano anterior”, relata o presidente.
“É uma excelente notícia para a classe empresarial e para a economia local e nacional. A volta à normalidade no atendimento presencial nas empresas contribui para a boa expectativa de vendas, conforme relatado na pesquisa”, concluiu Vicente Júnior.

Como escolher o presente ideal para o Dia dos Namorados

No dia dos namorados, escolher o melhor presente para seu par é uma ótima maneira de comemorar a data. Porém, nem sempre é tão fácil decidir diante de tantas possibilidades. Acessórios, roupas, aparelhos eletrônicos. São inúmeras ideias que precisam ser bem avaliadas para agradar seu companheiro ou companheira.
No entanto, antes de pensar em qual presente, é necessário que você saiba muito bem aquilo que seu parceiro(a) gosta. Compre algo que tenha a ver com a personalidade dele(a). Pensando assim, você consegue filtrar melhor na hora da escolha. Além disso, identifique se a pessoa está precisando de alguma coisa, porque, dessa forma, sua seleção se tornará ainda mais precisa.
Não esqueça jamais de analisar seu orçamento. Ao fazer isso, algumas ideias serão descartadas, mas não se preocupe, porque há uma série de excelentes presentes que podem ser comprados por um valor que caiba no seu bolso.
Outra dica para facilitar a seleção é pensar em um presente que vá além do preço. Pense em alguma coisa que tenha um significado para os dois e, assim, o dia dos namorados será ainda mais especial.
Pensando assim, confira sugestões de presentes para celebrar o dia dos namorados.

  1. LIVROS
    Caso seu namorado(a) seja aquela pessoa que não consegue ficar um dia sem tocar as páginas de um livro, escolher uma boa literatura pode ser uma ótima ideia. Busque entender qual gênero ele (a) mais curte ou talvez aquele que ele (a) sempre desejou. Uma ideia é verificar se há alguma saga ou trilogia que seu par precise completar e, assim, fazer a compra justamente do livro daquele que está faltando.
  2. ROUPAS
    Sempre há uma peça de roupa que estamos precisando. Seja uma calça, uma blusa ou um casaco, sempre tem algo faltando no armário. Por isso, você pode buscar descobrir qual é a peça que seu namorado (a) mais precisa no momento ou alguma que ele (a) sempre quis. Uma sugestão é aproveitar a chegada do inverno e escolher uma roupa para seu parceiro (a) bem característica dessa estação do ano.
  3. APARELHOS ELETRÔNICOS
    Outra ideia é selecionar algum aparelho ou acessório eletrônico que seu querido (a) esteja precisando. Com o expressivo avanço da tecnologia, amplas possibilidades surgem. Jogos de videogame, celulares, headphones, smartwatch, notebooks, entre outros.
    Se seu companheiro (a) está trabalhando em casa em razão da pandemia e sempre utiliza a tecnologia durante o trabalho, identifique se não há um equipamento específico que ele(a) esteja necessitando.
  4. OBJETOS DE DECORAÇÃO
    Se seu namorado (a) é aquela pessoa que ama personalizar o quarto ou toda a casa, uma boa sugestão é comprar um objeto que ajude ele (a) a decorar ainda mais os cômodos. Que tal escolher uma luminária personalizada ou um quadro do filme favorito dele (a)?
    Ou se preferir usar a criatividade, você pode optar por criar um objeto que de alguma maneira tenha elementos que sejam especiais para os dois, por exemplo, um quadro com as fotografias mais importantes do casal.
  5. CAIXA ESPECIAL DE CHOCOLATES
    Para completar aquele jantar especial, nada melhor do que uma cesta ou caixa recheada de chocolates para adoçar a noite. Escolha os chocolates preferidos do seu companheiro (a) e reúna-os para comemorarem juntos. Nessa época, há também várias lojas que dão a oportunidade para que o consumidor escolha um chocolate que seja personalizado à sua preferência.
    Portanto, com o dia dos namorados se aproximando, não deixe de pensar bem no que seu amado (a) gostaria de receber e, assim, celebre a data com muito amor.