Casos de coronavírus aumentam em Ituverava durante esta semana

O município registra agora 6 casos confirmados da doença, sendo que 4 já estão recuperados

Equipe de Enfermagem que atuam nas Unidades de Saúde de Ituverava

Segue firme em Ituverava o combate e o enfrentamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nessa semana, o município registrou um aumento nos casos positivos e investigados de Covid-19, assim como em toda a região. As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeita.
Segundo o Boletim Epidemiológico Municipal divulgado diariamente pela Prefeitura de Ituverava, Secretaria da Saúde e Vigilância epidemiológica, o município registrou mais dois casos positivos de Covid-19, na quinta-feira, 28 de maio. Agora são 6 casos confirmados da doença, sendo que 4 já estão recuperados. Dentre os 4 casos já recuperados, apenas três foram encaminhados para internação hospitalar, o outro caso seguiu a quarentena e o isolamento domiciliar. Os dois casos que foram confirmados nessa semana também não precisaram de internação hospitalar e, por isso, seguem fazendo o isolamento domiciliar.
Na sexta-feira, 22 de maio, eram 347 notificações da doença na cidade. Na última sexta-feira, 28, esse número chegou a 392, ou seja, um aumento de 45 notificações na semana. Os casos notificados são a somatória dos pacientes investigados, monitorados, positivos, negativos e descartados.

Testes
Além dos dois resultados positivos do dia 28, Ituverava recebeu mais 6 resultados, com diagnóstico negativo para a doença. Até o momento foram 62 testes com resultados negativos.
No entanto, o município aguarda o resultado de 5 exames colhidos. Os exames são enviados para o Instituto Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto, e também para outros laboratórios credenciados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Casos monitorados
Atualmente, 151 pacientes com sintomas gripais estão sendo monitorados. Eles não se enquadram para a coleta de exame do coronavírus, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, mas, são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde e à Prefeitura.
Os casos monitorados são pacientes que apresentaram sintomas gripais e que foram notificados nas Unidades de Saúde dos seus bairros.

Nesse caso, a Vigilância
Epidemiológica monitora o paciente para que, em caso de melhora, o caso seja descartado ou se houver agravamento dos sintomas, seja encaminhado para a rede hospitalar. Além disso, também entram para os monitorados pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Para esses casos, a Vigilância Epidemiológica reforça a importância do isolamento social.
Cerca de 166 casos foram descartados, que são pacientes que já foram monitorados e apresentaram melhora no quadro clínico.

Internações devido à Covid-19
Com relação as internações, até na sexta, 29 de maio, não havia nenhum paciente ituveravense internado na ala Covid da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava ou do Hospital São Jorge.
No entanto, há quatro pacientes de outras cidades internados na Santa Casa, sendo um caso suspeito na enfermaria, e dois casos suspeitos e um caso positivo na UTI.
Nessa semana, através do decreto nº64.994, o governador João Doria anunciou a retomada consciente dos serviços não essenciais, que serão liberados por fases e, até o momento, com restrições. A Prefeitura de Ituverava está definindo as normas para a flexibilização no município e irá divulgar o novo decreto nos canais oficiais, através do site www.ituverava.sp.gov.br/coronavirus e do Facebook e Instagram da Prefeitura.

Situação
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan fala sobre a situação da Covid-19 em Ituverava. “Infelizmente, nessa semana, tivemos o aumento do número de casos positivos e investigados de Covid-19 na cidade, bem como o crescimento dos casos nos municípios da região. Por isso, reforçamos o pedido para que a população siga as medidas de prevenção necessárias e se proteja”, alerta a secretária.

Alerta
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado também reforça a alerta a população. “Nesse momento, é fundamental que toda a população adote as medidas de prevenção necessárias, principalmente permanecendo em suas casas, fazendo o distanciamento social, usando máscaras e, e só sair de casa caso haja necessidade”, alerta.

Secretaria da Saúde divulga ações para enfrentamento à Covid-19

A equipe de Vigilância Epidemiológica é composta pela Enfermeira de Vigilância Epidemiológica – Ione Márcia Mendonça de Castro; enfermeiras – Simone Soares e Raquel Sicca e a técnica em Enfermagem – Doraci Barbosa, que intensificaram as ações ao enfrentamento à Covid-19, desempenhando um trabalho com profissionalismo, ética e qualidade, para proteger toda a população do município.
Para enfrentar a pandemia, o município estruturou a Comissão da Saúde de Enfrentamento ao Covid-19 (COSEC) e Comissão Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 (COMECO) que estão promovendo ações desde o dia 13 de março, como:
Elaboração de fluxogramas, protocolos de atendimento e fichas de atendimento para casos suspeitos e prováveis do novo Coronavírus para as equipes de saúde
Elaboração de planos de contingência
Encaminhamento das fichas de notificação pela Santa Casa de Misericórdia e Hospital São Jorge para Vigilância Epidemiológica, para posteriormente notificar e contabilizar os dados nos Sistemas de Informação em Saúde Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), e-SUS Atenção Primária, Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) e envio do material biológico para o Laboratório Adolfo Lutz
Para os municípios da Alta Mogiana, que os pacientes dependem do serviço hospitalar em Ituverava, as notificações são imediatamente comunicadas à Vigilância Epidemiológica
As fichas são encerradas no sistema de informação em saúde SIVESP após o resultado do exame
As unidades organizam fichas individuais de síndrome gripal por 7 ou 14 dias, dependendo de cada caso, para os pacientes possam ser monitoramentos em domicílio e informar à Vigilância Epidemiológica
O monitoramento dos pacientes com síndrome gripal é realizado todos os dias pela equipe de saúde das Estratégias de Saúde da Família juntamente com apoio da Vigilância Epidemiológica, para verificação dos sinais e sintomas, queixas, agravamento, orientações e, se necessário, em casos graves encaminhar para rede hospitalar
Divulgação diária de Boletim Municipal sobre a COVID-19, contendo dados sobre notificações, casos investigados, positivos, curados, negativos, descartados, monitorados, recuperados, internação e óbito
Informar o censo dos pacientes internados na rede hospitalar diariamente para a Vigilância Epidemiológica
O Laboratório de Análises Clínicas de Apoio, em caso de exames de Covid–19, notifica e informa imediatamente a Vigilância Epidemiológica
Campanha de vacinação contra gripe pelo drive-thru
Busca ativa de pacientes com síndrome gripal, com início em Aparecida do Salto, São Benedito da Cachoeirinha e Capivari da Mata, e sucessivamente nos bairros da cidade
Estruturação do plano de contingência ao enfrentamento do Covid -19, de acordo com a realidade de cada bairro do município
Elaboração do protocolo de testes rápidos com critérios definidos de acordo com Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Ministério da Saúde.