Cidadão que deseja ser mesário voluntário já pode se inscrever

Foto de internet de mesário atendendo eleitor

Interessados podem realizar inscrição on-line. Após serem convocados, todos os candidatos passarão por treinamento

Com as eleições gerais de 2022 batendo à porta, a Justiça Eleitoral tem feito um grande esforço para convocar e processar inscrições voluntárias de pessoas que atuarão como mesárias em mais de 490 mil seções eleitorais em todo o Brasil.
A inscrição para trabalhar como mesário pode ser feita a qualquer tempo.
Para as eleições de outubro deste ano, de acordo com o calendário eleitoral (Res. TSE 23.674/21), a Justiça Eleitoral tem até o próximo dia 3 de agosto para nomear todos os mesários que trabalharão no primeiro e eventual segundo turno.
Para atuar como mesário neste ano, os interessados devem fazer a inscrição por uma das seguintes formas: enviar e-mail para ze060@tre-sp.jus.br, colocar no campo “Assunto”: Mesário 2022 e informar nome completo, endereço, telefone e/ou celular com WhatsApp, número do CPF e do título de eleitor.
Também é possível se inscrever preenchendo uma ficha de inscrição na internet na página do TRE-SP ou através dos telefones nos telefones (16) 3839-3103 ou 3729-2745, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h. Para preencher a ficha de inscrição no site, basta acessar www.tre-sp.jus.br → clicar em: Atendimento Online → Mesários → Faça sua inscrição.

Qualquer pessoa pode se inscrever?
De acordo com o Chefe do Cartório Eleitoral de Ituverava, Luciano Beneli em regra, qualquer brasileiro que esteja com a situação eleitoral regular e seja maior de 18 anos pode ser mesário.
“A legislação eleitoral proíbe a convocação para ser mesário de candidatos, seus cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais; funcionários que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo; ocupantes dos cargos de Agente de Segurança Penitenciária, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, Guardas Civis Municipais e quem trabalha na Justiça Eleitoral”, disse.

Vantagens de ser mesário
O mesário voluntário tem como vantagens dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário; dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral; certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral; auxílio-alimentação, além de preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital).
Após serem convocados, todos os candidatos passarão por um treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral. A capacitação será realizada de forma presencial e pela internet e consiste em capacitar os futuros mesários para desempenhar as atividades necessárias à organização e segurança ao exercício do voto no dia das eleições.
Beneli ressalta a importância dos mesários para o processo eleitoral. “Eles são peças fundamentais para ajudar a Justiça Eleitoral a garantir a legitimidade do processo eleitoral e o fortalecimento da democracia”, destacou.
“Afinal, são pessoas do povo a serviço da Justiça Eleitoral que atendem as demandas dos eleitores nas seções eleitorais, acompanham do início ao fim a votação de cada cidadão, garantindo o sigilo e a liberdade do exercício do voto, bem como a ordem na seção eleitoral. Sem mesários, não há eleições”, concluiu o chefe do Cartório.

Atenção

Ele ainda informa que o Cartório Eleitoral solicita aos mesários interessados em continuar trabalhando nas próximas eleições que, em caso de mudança de endereço residencial ou número de telefone, entrem em contato pelos telefones (16) 3839-3103 ou 3729-2745, para atualização do cadastro.