A televisão brasileira sempre teve uma relação especial com produções internacionais e locais.
Algumas séries, que inicialmente não eram grandes sucessos em seus países de origem, encontraram um espaço especial no coração dos brasileiros.
Confira cinco séries que são mais populares no Brasil, do que em seus países de origem, de acordo com o site Olhar Digital.
Eu, a Patroa e as Crianças País de origem: Estados Unidos
Eu, a Patroa e as Crianças (My Wife and Kids) é uma comédia americana que estreou em 2001.
A série é centrada em Michael Kyle (interpretado por Damon Wayans), um pai que tenta manter a ordem em sua casa enquanto lida com suas três crianças e sua esposa, Jay.
Apesar de ter uma recepção morna nos EUA, onde foi cancelada após cinco temporadas, já por aqui, a série conquistou um público fiel e foi durante muito tempo uma das séries mais populares no Brasil.
A popularidade da série no Brasil pode ser atribuída ao seu humor familiar e ao estilo de comédia que ressoa com o público brasileiro. As reprises constantes em canais como o SBT ajudaram a solidificar seu lugar na televisão brasileira.
Michael Kyle, com seu jeito peculiar de educar os filhos e a dinâmica familiar, encontrou uma audiência que se identificou com suas situações e soluções humorísticas.
Chaves País de origem: México
Chaves (El Chavo del 8) é uma série de comédia mexicana criada por Roberto Gómez Bolaños, que estreou em 1971.
A série segue as aventuras de um garoto pobre e sua turma de amigos em um cortiço, oferecendo uma visão satírica e cômica da vida cotidiana. No México, Chaves teve uma popularidade considerável, mas foi no Brasil que o show realmente encontrou seu público.
A série foi transmitida pela primeira vez no Brasil em 1984 e rapidamente se tornou um dos maiores sucessos da televisão brasileira.
O personagem Chaves, interpretado por Bolaños, conquistou corações com seu jeito ingênuo e suas trapalhadas.
O humor simples, os personagens carismáticos e as situações universais de Chaves fizeram com que a série se tornasse um clássico no Brasil, onde continua a ser exibida e amada por várias gerações.
Essa é uma das séries mais populares na história da TV no Brasil, sendo um verdadeiro fenômeno cultural.
Todo Mundo Odeia o Chris País de origem: Estados Unidos
Mundo Odeia o Chris (Everybody Hates Chris) é uma série de comédia americana baseada na infância do comediante Chris Rock.
Estreada em 2005, a série retrata a vida de um adolescente negro nos anos 1980 em Brooklyn, Nova York. Embora a série tenha sido bem recebida nos EUA e tenha uma boa base de fãs, seu sucesso no Brasil foi notável.
Todo Mundo Odeia o Chris encontrou uma audiência apaixonada graças ao seu humor afiado e à forma como aborda questões raciais e sociais com uma abordagem cômica, sendo uma das séries mais populares no Brasil.
A série ganhou uma legião de fãs que se identificam com as situações e personagens retratados, que formaram uma base estrondosa, chegando até mesmo a gerar repercussões nas redes sociais com os atores Tyler James Williams (Chris) e Vincent Martella (Greg) mais recentemente.
Jaspion País de origem: Japão
Jaspion é uma série japonesa de tokusatsu que estreou em 1985 e segue a história de um herói espacial que luta contra forças do mal.
A série é uma das várias produções do gênero que chegaram ao Brasil durante os anos 80 e 90. No Japão, Jaspion foi um sucesso moderado, mas no Brasil, a série foi muito mais popular e alcançou um status quase lendário.
A série foi transmitida pela primeira vez no Brasil em 1988 e rapidamente conquistou uma enorme base de fãs.
A combinação de cenas de ação, efeitos especiais e a narrativa sobre um herói lutando contra vilões alienígenas capturou a imaginação dos brasileiros. Jaspion tornou-se um ícone cultural e é lembrado com carinho por muitos que cresceram assistindo às suas aventuras.
Arnold País de origem: Estados Unidos
Arnold (Diff’rent Strokes) é uma série de comédia americana que estreou em 1978 e segue a vida de duas crianças pobres que acabam por ser adotados por uma família rica.
A série aborda temas de desigualdade social e diferenças culturais com uma abordagem humorística. Nos EUA, a série teve um bom desempenho, mas não alcançou o nível de popularidade que teve no Brasil.
No Brasil, Arnold se destacou pela forma como abordou questões sociais de forma leve e acessível.
A série foi exibida em canais como o SBT e conquistou uma audiência fiel que se identificou com as situações e personagens retratados, sendo um dos seriados mais populares no Brasil, na época.
A dinâmica entre os personagens, especialmente as diferenças de classe social e as situações engraçadas resultantes dessas diferenças, foi um fator que criou grande conexão com o público brasileiro.