Clínica Prime Imagem oferece nova modalidade de exame: Elastografia

Exames de imagem do fígado com maior efeciência. No destaque, a base do exame da Elastografia

O objetivo da Elastografia é realizar uma “palpação virtual” do fígado através do equipamento de ultrassonografia

Os exames de imagem são fundamentais para avaliação do fígado. Como muitas doenças são assintomáticas em estágios iniciais, quando provocam sintomas, muitas vezes os danos são irreparáveis.
A ultrassonografia é de extrema importância no diagnóstico das doenças hepáticas. Já a tecnologia denominada de Elastografia permite a visualização e análise mais eficiente do fígado, com base na avaliação de sua rigidez.
O objetivo da Elastografia é, de acordo com o médico Dr. Aldo Benjamim Rodrigues Barbosa, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que integra a equipe da Clínica Prime Imagem, realizar uma “palpação virtual” do fígado através do equipamento de ultrassonografia.
“Em muitas doenças, o aspecto dos exames de imagem é normal, porém o fígado já apresenta sinais de enrijecimento. Essa informação é muito importante para tratar e evitar futuras complicações”, afirma.

Indicações
A Elastografia hepática é indicada, principalmente, para doenças como as hepatites B e C, caracterizadas por inflamações no fígado que se desenvolvem de forma silenciosa e que, em níveis avançados, podem causar cirrose. A vantagem do exame em casos de hepatite crônica é a equivalência dos resultados com a biópsia, mas de forma menos invasiva.
O método, segundo o Dr. Benjamin, é também eficaz no diagnóstico de outras doenças do fígado, como a esteatose, popularmente conhecida como gordura no fígado, bem como a colangite esclerosante primária, caracterizada pela inflamação das vias biliares.
“É também comum para condições que se desenvolvem em outras partes do corpo, como a hemocromatose, em que há um excesso de ferro no organismo, e a hereditária Doença de Wilson, que provoca um acúmulo excessivo de cobre nos órgãos”, detalha.

Como é realizado com eficiência o exame de Elastografia
A Elastografia pode ser realizada conjuntamente com o exame de ultrassonografia do abdome superior. É indolor, sem a injeção de contraste e sem efeitos colaterais.
“O médico emite um pulso mecânico no fígado e o aparelho é capaz de medir a velocidade de propagação no parênquima hepático. Fígados mais duros exibem maiores velocidades de propagação”, explica Dr. Benjamim.

Quanto tempo
Sobre o tempo de duração do procedimento, o médico radiologista ressalta que a Elastografia é um exame simples, realizado da mesma maneira que o ultrassom convencional, que dura, aproximadamente, de 20 a 30 minutos.
“No caso do exame do fígado, é necessário apenas jejum absoluto para evitar o acúmulo de gás no intestino. A alimentação aumenta o fluxo de sangue no fígado, podendo alterar o resultado do exame”, observa o Dr. Aldo Benjamim Rodrigues Barbosa.

Onde realizar

Mantendo seu compromisso de oferecer diagnósticos por imagem de alta qualidade à população de Ituverava e região, a Clínica Prime passou a realizar o exame de Elastografia tanto pela Rede Particular como por convênio médico. Vale lembrar que o exame passou a ter cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde suplementar.