A Varíola dos Macacos se aproxima cada vez mais de Franca, que ainda não registrou nenhum caso da doença. Na região, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, cinco casos já foram confirmados, sendo três em Ribeirão Preto e dois em Sertãozinho.
Por conta da proximidade e chance de contaminação da população francana, a Secretaria de Saúde Municipal já se capacitou para combater o vírus no município.
“A Vigilância Epidemiológica foi capacitada para o acompanhamento de possíveis casos de transmissão, através de inquéritos epidemiológicos, isolamento e monitoramento, tanto das pessoas com suspeita da doença, bem como das que tiveram contato”, informou a pasta.
Até o momento, o Estado de São Paulo lidera nos casos do vírus Monkeypox, com 425 confirmações. Desses, 358 foram na capital São Paulo, com nenhum outro município tendo mais do que dez confirmados com a doença.
De acordo com a pasta de saúde estadual, todos os pacientes estão sendo acompanhados pelas vigilâncias municipais e tiveram boa evolução em seus quadros.
Para evitar o aumento deste surto no Estado, a pasta pede que a população evite contato íntimo ou sexual com pessoas com suspeita da doença, além de higienizar as mãos e não compartilhar objetos pessoais.
Os principais sintomas do vírus são: caroço no pescoço, axilas e virilhas; febre; dor de cabeça; calafrios; cansaço; dores musculares.
Confira o número de casos da Variola dos Macacos por município em São Paulo:
- São Paulo – 358 casos
- São Bernardo do Campo – 10 casos
- Itapevi – 7 casos
- Santo André – 5 casos
- Diadema – 4 casos
- Osasco – 4 casos
- Ribeirão Preto – 3 casos
- Barueri – 3 casos
- Cajamar – 3 casos
- Campinas – 3 casos
- Guarulhos – 3 casos
- Cotia – 2 casos
- Indaiatuba – 2 casos
- Sertãozinho – 2 casos
- Taboão da Serra – 2 casos
- Bady Bassit – 1 caso
- Carapicuiba – 1 caso
- Embu – 1 caso
- Embu das Artes – 1 caso
- Itapecerica da Serra – 1 caso
- Itaquaquecetuba – 1 caso
- Itarare – 1 caso
- Jundiaí – 1 caso
- Santa Bárbara D’Oeste – 1 caso
- São Caetano do Sul – 1 caso
- São Carlos – 1 caso
- São José dos Campos – 1 caso
- Suzano – 1 caso
- Vinhedo – 1 caso
Fontegcn.net.br

