As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro – ou seja, faltam apenas dois meses.
E é justamente nesse momento que alguns estudantes ficam com dúvidas: o que fazer nesse momento? Qual tipo de estudo será mais eficaz para essa fase?
Segundo o professor de geografia Flávio Bueno, responsável pela Secretaria de Cursos do Colégio Sigma, em Brasília, algumas técnicas e dicas podem te ajudar bastante a ter um melhor resultado nas avaliações. Confira:
Cronograma focado no ajuste fino
Primeiramente, o professor Flávio recomenda criar um cronograma de estudos voltado para potencializar os acertos em questões recorrentes no Enem.
“Concentre-se em revisar conteúdos que costumam aparecer com mais frequência na prova. Esse ajuste fino pode fazer a diferença na sua pontuação”, explica.
Utilize materiais de qualidade
Hoje em dia, com a internet, há muitas informações falsas por aí. E estudar por elas não vai adiantar, não é mesmo?
“Aposte em materiais confiáveis, sejam livros, apostilas ou plataformas online de boa reputação”, orienta o especialista.
Faça simulados com frequência
Treinar com simulados é essencial para se familiarizar com o formato do Enem.
“Realize o maior número de simulados possível. Isso ajuda a identificar suas fraquezas e a melhorar sua gestão de tempo durante a prova”, afirma o professor.
Fique atento a temas de invisibilidade social
Não dá para saber qual vai ser o tema da redação do Enem, mas dá para ficar de olho nas diversas questões sociais mais em pauta nos últimos tempos.
“Temas relacionados à invisibilidade social, como a luta de minorias e desigualdades, são importantes de acompanhar nas notícias. Esses temas podem surgir na redação ou nas questões de Ciências Humanas”, observa.
Repertório para redação é fundamental
O Enem valoriza um bom repertório cultural e argumentativo.
“Estude leis, pensadores e teorias que possam ser utilizados como referência na redação. Um bom embasamento teórico pode garantir uma nota excelente”, aconselha Flávio.
Estudar em pares pode ser proveitoso
O professor explica que, se a pessoa conseguir se concentrar dessa forma, estudar com alguém pode ser uma boa ideia.
“Estudar em dupla ou grupo permite uma discussão rica e ajuda a fixar melhor os conteúdos”, diz.
Mantenha hábitos saudáveis
O professor alerta para a importância do equilíbrio entre corpo e mente.
“Cuide da sua saúde, durma bem, alimente-se corretamente e faça exercícios. Manter hábitos saudáveis é essencial para se concentrar nos seus objetivos e ter um bom rendimento”, orienta.
Cronometre as questões
O tempo é um dos maiores “vilões” de quem faz a prova do Enem. Por conta disso, é essencial cronometrar o tempo das questões quando estiver estudando, para saber quanto pode demorar em cada uma.
Priorize questões fáceis e médias
Durante a prova, sinalize as questões fáceis, médias e difíceis.
“Concentre-se em acertar as fáceis e médias, que correspondem a 75% da prova. Acertar apenas as difíceis, mas errar as fáceis pode comprometer sua nota na Teoria de Resposta ao Item (TRI)”, explica o profissional.
Aproveite o tempo de qualidade até a prova
Por fim, Flávio Bueno reforça a importância de descansar e relaxar nos momentos certos.
“Não exagere na reta final. Um corpo e mente cansados podem prejudicar seu desempenho. Aproveite os últimos dias para revisar, mas sem sobrecarregar”, indica.