Stanley Kubrick é um dos cineastas mais geniais da história e o responsável por adaptar para a sétima arte diversas obras literárias.
Relembre quatro delas:
Breve romance de sonho (Arthur Schnitzler)
A brilhante narrativa de Arthur Schnitzler, publicada em 1926, explora muito bem questões psicológicas do personagem central, um jovem médico que após sentir ciúmes de sua esposa, vive uma noite repleta de mistérios, fantasia e sexualidade.
Com uma roupagem moderna, a obra foi adaptada para o cinema por Kubrick no filme “De olhos bem fechados”, lançado em 1999, com Tom Cruise e Nicole Kidman.
2001 – Uma Odisseia no Espaço (Arthur C. Clarke)
Considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, “2001 – Uma odisséia no espaço” tem roteiro de Arthur C. Clarke, responsável por também escrever o livro.
A obra literária utiliza capítulos curtos e uma linguagem envolvente para contar a história de ficção científica.
No cinema, vários momentos do longa do consagrado diretor Stanley Kubrick são memoráveis, com destaque para a cena de abertura, ao som de Richard Strauss.
Laranja Mecânica (Anthony Burgess)
A inovadora e polêmica história protagonizada por Alex foi um marco na cultura, especialmente após o livro ser adaptado para o cinema por Stanley Kubrick, em 1971.
A história traz importantes reflexões sobre o livre-arbítrio, a violência e a sociedade e uma interpretação magistral de Malcolm McDowell.
O Iluminado (Stephen King)
Por mais que o autor do livro critique a adaptação de Kubrick, é inegável que “O Iluminado” é um dos melhores filmes de terror de todos os tempos.
Jack Nicholson está bastante inspirado e muitas das cenas continuam a provocar arrepios até hoje.
Bruno da Silva Inácio é jornalista, mestre em Comunicação e pós-graduado em Literatura Contemporânea, Política e Sociedade e Cultura e Literatura. Atualmente cursa quatro especializações (Cinema, Teoria Psicanalítica, Antropologia e Gestão da Comunicação) e reside em Uberlândia, onde trabalha como assessor de imprensa da Prefeitura.
É autor dos livros “Gula, Ira e Todo o Resto” e “Devaneios e alucinações”, participante de outras quinze obras literárias e colaborador da Tribuna de Ituverava e dos sites Obvious, Provocações Filosóficas e Tenho Mais Discos que Amigos.
Também manteve, entre 2015 e 2019, a página “O mundo na minha xícara de café”, que chegou a contar com 250 mil seguidores no Facebook.