O início de um novo ano é sempre uma oportunidade para que estudantes encarem desafios e melhorem seu desempenho dentro e fora da sala de aula.Por conta disso, o site Guia do Estudante listou 10 metas com objetivos realistas, possíveis de serem alcançados. Confira:
Ler um livro por mês
Veja bem: a gente sabe que hoje em dia a dificuldade para ler está maior do que nunca, com tantas distrações – e que provavelmente a promessa de ler mais figura na sua lista de metas todo ano.
Mas chegou a hora de arregaçar as mangas e levá-la a sério. Um mês tem cerca de 720 horas. A estimativa é que um brasileiro passe, em média, 5,4 horas em seu celular diariamente. Em um mês, essas horas de tela se transformam em 162. Que tal sacrificar algumas delas para ler um livro?
Planejar o dia seguinte na noite anterior
Sabe aquela sensação de piloto automático? Ou de ser engolido pelas tarefas do dia, sem ter tempo para respirar ou pensar direito? Isso se chama falta de planejamento. Quando organizamos e planejamos o nosso dia, tomamos o controle das nossas tarefas e atividades – nos tornando consciente delas.
Antes de dormir, pegue sua agenda, ou aplicativo de organização, e planeje seu dia seguinte. Os detalhes variam de acordo com cada um, mas o importante é inserir todas as tarefas que precisam ser feitas naquele dia.
Priorizar as horas de sono
A higiene do sono, em linhas gerais, diz respeito à forma como lidamos com os nossos hábitos relacionados ao ato de dormir. Se você é daqueles que fica até tarde no celular e acorda cedo no dia seguinte, chegou o momento de levar o sono a sério.
Uma boa higiene do sono implica em alguns hábitos simples, como dormir em um ambiente escuro e evitar ingerir cafeína depois das 16h, mas o mais importante deles é ter, pelo menos, 8 horas de sono diárias.
Limitar distrações ao longo do dia
O celular é o principal exemplo de distração que precisamos limitar em nosso dia a dia. Abrimos o Instagram ou o TikTok no segundo que achamos uma tarefa entediante ou que não queremos fazer – por ser chata ou difícil.
Ter, a poucos centímetros de distância, um objeto que foi projetado para captar nossa atenção a todo custo é, no mínimo, desafiante para conseguir realizar qualquer tarefa. A meta para o novo ano é limitar essas distrações e treinar o cérebro a ter mais autocontrole.
O mais fácil seria simplesmente dar um tempo das redes, mas não precisamos ser extremistas. Aplicar limites de uso no próprio smartphone ou esconder os aplicativos mais viciantes em pastas distantes são táticas que já ajudam a controlar o “vício”.
Desenvolver um hobby semanal
Aqui podemos ser brandos: um hobby pode ser tanto um esporte, uma atividade de lazer ou uma simples prática relaxante. A principal característica é que um hobby não envolve obrigatoriamente prazos, cobranças ou uma fonte de renda.
Isto é, são atividades que fazemos regularmente com o puro intuito de nos divertirmos ou relaxarmos.
Incorporar atividade física na rotina
A nossa proposta aqui não é impor uma rotina super fitness, mas, sim, fazer um convite a pensar nas atividades físicas como uma parte da rotina. Que tal olhar para elas como atividades necessárias, tais quais escovar os dentes ou tomar banho?
Organizar desktops e mesas diariamente
Mesa limpa, cabeça limpa. É simples assim! Ter um ambiente de estudos ou trabalho que seja limpo e organizado é uma das táticas para ajudar o cérebro a se concentrar no que precisa ser feito. Assim como a dica do planejamento, este é outro hábito que pode ser realizado pouco antes de dormir.
Além de poupar tempo da manhã seguinte, ir dormir com a mesa organizada contribui com a atmosfera de dia concluído – assim como o início de um novo ao acordar.
A sensação de controle e ordem reduz o estresse e promove uma áurea mais propícia ao aprendizado e produtividade.
Aprender uma nova habilidade ao longo do anoEsta meta entra no mesmo grupo da do desenvolvimento de um hobby semanal. Pode, inclusive, ser o mesmo hábito. Todo começo de ano é uma nova chance de introduzirmos um desafio em nossas vidas.
E que tal esse desafio ser o aprendizado de uma nova habilidade? Aprender mandarim? Começar a programar? Interpretar cartas de tarô? Você quem manda!
Ver um filme por semana
Para os cinéfilos, esta meta vai ser fácil. Mas a verdade é que, quanto mais velho ficamos, menos tempo temos para fazer coisas que gostamos. As responsabilidades e correria do dia a dia tomam a maior parte do nosso tempo, e nos “esquecemos” de fazer atividades que apreciamos.
Por isso, sugerimos aqui a meta de assistir a um filme por semana. A dica é ainda mais valiosa para os vestibulandos, que podem ampliar seu repertório para a escrita da redação.
Não “roubar” horas
Roubar horas seria o ato de deixar de fazer alguma tarefa em nome, ou não, de outra. Como assim? É simples. Você separou 3 horas para estudar no fim do dia, mas, com preguiça, preferiu pegar uma dessas três horas para tirar uma soneca.
Ou, se empolgou no TikTok e passou duas horas seguidas por lá. Ou ainda, decidiu adiantar umas compras online e ficou três horas navegando por sites de compras.
As três horas iniciais que você separou para os estudos se foram. É impossível resgatá-las. Você acabou roubando-as para fazer outras atividades, que poderiam ser feitas em outro momento.
Para além da mera procrastinação, a mensagem principal aqui é que, neste novo ano, precisamos nos comprometer às tarefas que nos delegamos. Se você separou três horas para estudar, se concentre, foque e estude. As outras coisas serão feitas em outros momentos.