Confira os dez melhores jogos da nova geração de consoles

Personagem do jogo God of War Ragnarok

Dá para acreditar que a nona geração de consoles completa quatro anos em 2024? Pois é, a era iniciada com o lançamento do PlayStation 5 e do Xbox Series começou em novembro de 2020, ainda contando com as atualizações e novidades do Nintendo Switch.
E foi nessa época que alguns dos melhores jogos, não só da geração, mas de todos os tempos, nasceram.
Nessa lista, o site Legião de Heróis separou os 10 melhores games da nona geração de consoles. Confira:

Baldur’s Gate III Lançamento: 3 de agosto de 2023 Plataformas: PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S
Não tem nada melhor do que um sucesso inesperado, não é mesmo? Contra todas as expectativas, Baldur’s Gate 3, da Larian Studios, entregou um dos melhores RPGs de todos os tempos.
Independentemente do tipo de gamer que você é, você ouviu falar sobre Baldur’s Gate, seus personagens icônicos e alguma loucura relacionada. Um fenômeno cultural e um dos melhores lançamentos da geração.

Elden Ring Lançamento: 25 de fevereiro de 2022 Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC
Por outro lado, quando o título carrega expectativas absurdas e, mesmo assim, supera todas elas, ele merece todos os louros e mais.
Elden Ring, da FromSoftware, elevou um estúdio e franquia já icônicos para outro patamar, aplicando e aperfeiçoando mais de uma década de mecânicas, estilos e tudo aprendido com cada um de seus games anteriores.
Assim como Baldur’s Gate 3, um fenômeno cultural de impacto ainda difícil de mensurar.

God of War Ragnarok Lançamento: 9 de novembro de 2022 Plataformas: PlayStation 4 e PlayStation 5
Mas quando o game é uma sequência de um título absurdamente aclamado e, ainda assim, consegue ser melhor que o original?
Pois é, para quem duvidou da capacidade do Santa Monica Studios em continuar a jornada nórdica do Kratos com a mesma qualidade do primeiro, Ragnarok foi um chocante.
Um dos jogos mais fantásticos de PlayStation 5 e um dos pilares da geração atual.

Final Fantasy VII Rebirth Lançamento: 29 de fevereiro de 2024 Plataformas: PlayStation 5
Falando em sequências, esta possui várias camadas. É a sequência da reimaginação de um dos jogos mais icônicos de todos os tempos, mas com a liberdade de tentar um rumo novo, ainda tentando honrar os originais.
Final Fantasy VII Rebirth consegue fazer tudo isso e mais um pouco, entregando novidade e nostalgia enquanto adapta, de forma inacreditável, o grandioso mapa dessa história. Um dos melhores games de 2024 e da geração como um todo.

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom Lançamento: 12 de maio de 2023 Plataformas: Nintendo Switch
E se é para falar de renovações em franquias clássicas, a Nintendo mostrou todo seu potencial glorioso em Tears of the Kingdom.
Sucessor de um dos marcos da indústria gamer atual, o novo Zelda consegue, mais uma vez, reinventar a forma como se pensa e faz jogos, implementando algumas das mecânicas mais sensacionais do momento – isso tudo em uma aventura tão incrível quanto.

Forza Horizon 5 Lançamento: 9 de novembro de 2021 Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S e PC
Enquanto isso, em um gênero completamente distinto, Forza Horizon 5 também continuou reinventando o que um jogo de corrida e de esporte pode ser.
Seja em conceito, gráficos, jogabilidade, trilha sonora, variedade de modos e opções e, especialmente, diversão, a amplitude e qualidade de Forza 5 o coloca como um dos melhores da geração e do Xbox no geral.

Alan Wake II Lançamento: 17 de outubro de 2023 Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC
Se o papo é sobre reinvenção e criatividade, bom, a Remedy sempre foi exemplar nesse ponto.
Assim, não é surpresa que Alan Wake II tenha devorado o mundo gamer e se tornado um dos melhores jogos da geração e de seu próprio gênero.
É um game, mas é também uma experiência sensorial, uma quebra de padrões de roteiro, música, visuais, repensando a arte como um todo, e tudo dentro da lente do horror. Absolutamente fascinante.

Hades Lançamento: 13 de agosto de 2021 Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S
E você não precisa de gráficos hiper realistas para estar entre os melhores da geração. Hades, da Supergiant Games, revolucionou o conceito de roguelike, de arte e música em jogos e de roteiro, gerando um dos títulos mais viciantes, fantásticos e marcantes de todos os tempos – e que deve ganhar uma sequência à altura, já em early access.

Halo Infinite Lançamento: : 8 de dezembro de 2021 Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S e PC
Essa também é uma geração de títulos que se reerguem das cinzas: mesmo que o pré e lançamento de Halo Infinite tenham sido conturbados, os desenvolvedores trabalharam ao máximo para tornar o titã da Xbox um jogo digno da franquia.
No fim, Infinite não só se reergueu, como se tornou um dos melhores jogos dessa geração do Xbox.

Cyberpunk 2077 Lançamento: 10 de dezembro de 2020 Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox X/S
Como dito, jogos que se reconstroem. E não tem um exemplo melhor para essa área do que Cyberpunk 2077.
Um dos lançamentos mais conturbados de todos os tempos, o game da CD Projekt RED enfrentou um bocado de polêmicas até, enfim, chegar à geração atual como um dos jogos mais legais de todos os tempos.
Especialmente quando contamos a incrível expansão Phantom Liberty, que elevou o título para o patamar que esperávamos em seu lançamento.