Embora a literatura seja mais presente na minha vida, livros de outros gêneros também ocupam um importante espaço no meu cotidiano.
Por conta disso, separei quatro dicas de obras de não ficção. Confira:
José e Pilar – Conversas inéditas (Miguel Gonçalves Mendes)
O livro reúne entrevistas inéditas com o escritor José Saramago e a jornalista Pilar del Río, feitas para o documentário “José e Pilar”.
As conversas abordam diversos temas, como o cotidiano do casal, a produção literária de Saramago, o trabalho de jornalista de Pilar e a visão dos dois sobre política, religião, arte e amor.
Sobre a psicopatologia da vida cotidiana (Sigmund Freud)
Obra essencial do pai da psicanálise, o livro discute, com uma enorme variedade de exemplos, a maneira como os lapsos cotidianos – como esquecer um nome, confundir uma palavra ou uma ação – podem estar ligados a questões do subconsciente.
Esses atos falhos, como apontado por Freud, podem esconder desejos, sentimentos recalcados e até mesmo traumas.
Blues do fim dos tempos (Ian Mcewan)
Nesse breve ensaio, o premiado autor Ian Mcewan – autor do clássico “Reparação” – utiliza uma linguagem próxima à da literatura para discorrer sobre o problema do fanatismo religioso e os efeitos práticos disso na ascensão de governos totalitários no mundo todo.
O livro faz parte da coleção Biblioteca Antagonista, da Editora Âyiné, que reúne textos não ficcionais de autores e autoras consagrados pelo seu trabalho literário.
Meu último suspiro (Luis Buñuel)
O diretor de clássicos do cinema cult, como O Anjo Exterminador, A Bela da Tarde e O Discreto Charme da Burguesia, aborda, já no fim da vida, temas como cinema, política, relação com os surrealistas e os encontros com grandes figuras importantes para a arte e para as ciências humanas, como Federico García Lorca, Salvador Dalí, Man Ray, Charlie Chaplin, Jorge Luís Borges, Claude Lévi-Strauss, Antoine de Saint-Exupéry, Georges Bataille, Fritz Lang, Jacques Lacan, Pablo Picasso, Vittorio De Sicca e Alfred Hitchcock
Bruno da Silva Inácio é jornalista, mestre em Comunicação e pós-graduado em Literatura Contemporânea, Política e Sociedade e Cultura e Literatura. Atualmente cursa quatro especializações (Cinema, Teoria Psicanalítica, Antropologia e Gestão da Comunicação) e reside em Uberlândia, onde trabalha como assessor de imprensa da Prefeitura.
É autor dos livros “Gula, Ira e Todo o Resto” e “Devaneios e alucinações”, participante de outras quinze obras literárias e colaborador da Tribuna de Ituverava e dos sites Obvious, Provocações Filosóficas e Tenho Mais Discos que Amigos.
Também manteve, entre 2015 e 2019, a página “O mundo na minha xícara de café”, que chegou a contar com 250 mil seguidores no Facebook.