A poesia é, sem dúvidas, um dos gêneros literários mais complexos e, ao mesmo tempo, instigantes.
Afinal, sintetizar sentimentos e reflexões em poucas palavras não é tarefa fácil. Confira indicações de autores nacionais e internacionais:
Risque esta palavra (Ana Martins Marques)
O livro de Ana Martins Marques é delicado, sensível, ousado e provocante.
A autora explora a linguagem, dissolve barreiras imaginárias e apresenta um dos livros de poesia mais originais dos últimos tempos.
Poemas (Wislawa Szymborska)
Wislawa Szymborska utiliza da poesia (e tudo que esse gênero literário nos possibilita) para construir narrativas inesperadas e refletir sobre questões que vão da política ao cotidiano.
A ópera náufraga (Jozias Benedicto)
O versátil autor Jozias Benedicto constrói uma espécie de romance em versos, ao apresentar personagens bem construídos e uma narrativa que envolve, emociona e revolta.
Ismália Interpretada (Paulo Nunes)
Paulo Nunes utiliza uma linguagem precisa para explorar as múltiplas formas do poema, desde as que se aproximam do simbolismo até aquelas que flertam com o modernismo.
O tema mais recorrente no livro é o amor, em suas mais diversas formas.
Verso livre (Vários)
A obra inclui poemas de Carlos Drummond de Andrade, Francisco Alvim, José Paulo Paes, Vinícius de Moraes e Eucanaã Ferraz, em uma seleção de temas diversificados, capaz de representar muito bem diversos momentos da poesia brasileira.
Menino do mato (Manoel de Barros)
Os versos de Manoel de Barros se voltam, mais uma vez, a temas bucólicos, com uso preciso de neologismos e, claro, toda a sensibilidade do poeta.
Férias na Disney (Bruno Molinero)
Adequadamente intitulado de “Férias na Disney”, o livro de Bruno Molinero reúne poesias que expõem e satirizam as hipocrisias, demagogias e atitudes cotidianas da classe média alta brasileira.
O livro, lançado em 2020, revela um universo de superficialidade, cobiça e mau-caratismo.
Bruno da Silva Inácio é jornalista, mestre em Comunicação e pós-graduado em Literatura Contemporânea, Política e Sociedade e Cultura e Literatura. Atualmente cursa quatro especializações (Cinema, Teoria Psicanalítica, Antropologia e Gestão da Comunicação) e reside em Uberlândia, onde trabalha como assessor de imprensa da Prefeitura.
É autor dos livros “Gula, Ira e Todo o Resto” e “Devaneios e alucinações”, participante de outras quinze obras literárias e colaborador da Tribuna de Ituverava e dos sites Obvious, Provocações Filosóficas e Tenho Mais Discos que Amigos.
Também manteve, entre 2015 e 2019, a página “O mundo na minha xícara de café”, que chegou a contar com 250 mil seguidores no Facebook.