Conheça os melhores podcasts sobre alimentação e gastronomia

Boa companhia para diversos momentos da rotina, o podcast é um tipo de mídia que tem chamado a atenção e ganhado cada vez mais adeptos. Um dos assuntos em alta é a alimentação, abordada em vários podcasts, das maneiras mais diversas possíveis. Confira alguns dos mais conhecidos:

A hora do chá: cultura e história da alimentação
Esse podcast aborda aspectos da alimentação, além de dar “dicas de livros (comida para ler), filmes (comida para ver) e, claro, comidas (comida para comer)”. Os docentes Thiago de Faria, Tatiana Rotolo e Giuliane Pimentel estão à frente do conteúdo de A hora do Chá.
Os episódios têm duração, em média, de 30 minutos a uma hora, e estão disponíveis no Spotify e também na Apple Podcasts.

Foodcast – Destemperados
Produzido pela equipe do Destemperados, o Foodcast aborda o mundo da gastronomia em diversos aspectos. É um programa para quem gosta de, além de comer e beber bem, conversar sobre o assunto.
O menu dos temas dos episódios é variado: da situação do setor de bares e restaurantes diante da pandemia do Coronavírus, às redes de fast food e a produção de orgânicos no Brasil – tudo com um tom leve, descontraído e muito sotaque gaúcho.
Deu vontade? É possível ouvir os episódios com média de 40 minutos no Spotify.

PodCast Andreia Torres
Quem comanda o podcast é a nutricionista especialista em nutrição clínica e esportiva funcional, mestre em nutrição humana e doutora em psicologia clínica e cultura, Andreia Torres.
Os episódios variam bastante, discutindo desde questões psicológicas e emocionais, até propriedades nutricionais dos alimentos e comportamento alimentar. São conteúdos curtinhos, com drops variados, em geral com menos de 5 minutos, que você pode ouvir no site da nutricionista.

PodCast Alimento é Saúde
Publicados semanalmente, os episódios têm também duração curta, com cerca de 3 minutinhos. Ideal para ouvir enquanto relaxa entre uma atividade e outra. Vinculado à rádio Brasil de Fato, esse podcast sobre alimentação trata de temas relacionados à nutrição com profissionais da área – em geral, os benefícios, propriedades medicinais dos alimentos.
Se você gosta de conhecer curiosidades, assim como aspectos culturais, hábitos alimentares, dicas e receitas, pode ouvir online ou baixar os episódios no site do Brasil de Fato.

Por aí – Estadão
Patrícia Ferraz, editora do caderno Paladar do jornal Estadão, dá dicas rápidas para deixar a sua experiência gastronômica mais saborosa.
Neste podcast, ela comenta principalmente sobre os restaurantes na cidade de São Paulo, mas também fala de livros e lançamentos culinários. É possível ouvir os episódios no site do podcast.

Pura Caffeina
Já para quem gosta de conteúdos mais longos, para ouvir durante um treino ou enquanto prepara a comida, o Pura Caffeina vem na medida certa. Os episódios têm duração mediana de uma hora e, como o nome indica, é pensado para os apaixonados por café.
Quem comanda o podcast é a jornalista e barista Gisele Coutinho. Pegue seu cafezinho e curta o programa no Spotify ou na Apple Podcasts.

Varados de fome
Definido como “um papo divertido e informativo entre dois amigos que compartilham o gosto pela gastronomia”, o podcast dos jornalistas Fábio Wright e José Flávio Júnior traz episódios semanais com pouco mais de meia hora de duração.
Neles, relatam suas aventuras por diversos cantos do Brasil e do mundo, desde lugares badalados até descobertas fora do circuito. Dentre os podcasts sobre alimentação, esse é para quem tem fome por cultura: referências bacanas e uma pitada musical encerram cada episódio. É possível ouvir o Varados de fome no Spotify, Apple Podcasts, Podtail e no Listen Notes.

Alimentação Saudável – Janaína Goston
Quer uma receita melhor para o bem-estar que equilibra uma alimentação saudável com o prazer de comer? Essa é a abordagem da nutricionista Janaína Goston no podcast vinculado à CBN.
São episódios com pouco menos de 10 minutos de duração, perfeitos para acompanhar aquele aperitivo. Ouça o Alimentação Saudável no Spotify e no site da CBN.

Outras mamas
Comandado pelas ativistas Thais Goldkorn e Barbara Miranda, o podcast discute as relações entre o feminismo e o veganismo. Além disso, outros temas entram na pauta, como literatura, PANCS, consumo responsável e futuro da alimentação. Com pelo menos 100 episódios para você curtir, o Outras Mamas pode ser ouvido no Spotify.

Prato cheio – O joio e o trigo

Dentre os podcasts sobre alimentação, esse é um projeto sobre comer como ato político, e todas as suas implicações culturais, econômicas e ambientais.
Conduzido por uma equipe de jornalistas, o Prato Cheio traz um viés mais social para a relação com a comida – da fome no Brasil, à relação da indústria alimentícia com nossos hábitos, passando pela fome em tribos indígenas.
Sempre bem aprofundados, os episódios variam entre 30 minutos e pouco mais de 1 hora de duração. Você pode ouvir o Prato Cheio no site do Joio e o Trigo e também no Spotify.