Além de ter sido um dos maiores sucessos de bilheteria em 2023, Oppenheimer já começou muito bem a temporada de premiações em 2024, ao vencer cinco prêmios no Globo de Ouro: Melhor Direção (Christopher Nolan), Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Coadjuvante em Filme (Robert Downey Jr.), Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Filme de Drama.
O filme, que conta a história do cientista por trás do desenvolvimento da bomba atômica durante a 2ª Guerra Mundial, está longe de ser o único sucesso do cineasta Christopher Nolan.
Considerado um dos diretores mais bem-sucedidos da era moderna de Hollywood, Nolan tem uma carreira marcada por filmes de sucesso comercial, quase sempre com grande elenco e muitas reviravoltas.
Após dirigir, produzir e roteirizar três curtas, estreou oficialmente como cineasta em 1998, com o filme “Following”.
No entanto, foi a partir de seu segundo filme (“Amnésia”, de 2000), que passou a ganhar notoriedade.
Em seu terceiro filme, já como um respeitado diretor, reuniu ninguém menos que Al Pacino, Robin Williams e Hilary Swank no suspense psicológico “Insônia”.
De lá para cá, foram diversos filmes de destaque em todo o mundo, sendo que muitos deles atingiram o status de cult. Confira cinco deles:
Amnésia (2000)
Com Guy Pearce no papel principal, “Amnésia” conta a história de Leonard Shelby, um homem que sofre de amnésia anterógrada, impossibilitando que ele adquira novas memórias.
Ele está à procura de um homem que estuprou e matou a sua esposa, mas tem dificuldades para alcançar seu objetivo por conta do seu problema de memória.
A narrativa tem duas histórias – uma em cores e outra em preto e branco – o que muitas vezes deixa o espectador confuso em relação à ordem cronológica dos fatos.
Essa confusão, entretanto, não é um ponto negativo, mas sim um elemento essencial para que o filme seja conduzido de maneira brilhante.
Insônia (2002)
Remake de um filme norueguês de 1997, “Insônia” conta a história de dois detetives que investigam um crime ocorrido em Nightmute, no Alaska, cidade em que o sol reina durante cerca de 22 horas por dia.
Durante uma perseguição ao suspeito, um dos detetives (interpretado por Al Pacino) mata acidentalmente o seu parceiro.
Mas ao invés de admitir o fato, ele deixa a culpa cair no suspeito que estava sendo perseguido (interpretado por Robin Williams).
Em meio a noites sem dormir, sentimento de culpa e chantagens, o detetive se vê confuso a respeito do que é real e o que não é, inclusive no que se refere às suas motivações.
Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008)
Bastante aclamada pelo público, a trilogia de Batman dirigida por Christopher Nolan levou o super-herói a um novo patamar no cinema.
Dos três filmes, “Batman – O Cavaleiro das Trevas” se tornou o mais popular.
E muito disso se deve à interpretação de Heath Ledger no papel do vilão Coringa.
Além dele, estão no elenco Christian Bale (Bruce Wayne/Batman), Gary Oldman (Jim Gordon), Michael Caine (Alfred) e Morgan Freeman (Lucius Fox).
A narrativa traz Coringa liderando diversas ações criminosas como forma de promover o caos e desafiar Batman e o promotor Harvey Dent, que mais tarde se torna o vilão Duas Caras.
A Origem (2010)
Na história que difundiu a ideia de “sonhos dentro de sonhos” na cultura pop, Don Cobb (Leonardo DiCaprio) é um ladrão que invade os sonhos das pessoas e rouba segredos de seus subconscientes.
Sua nova missão é invadir a mente do herdeiro de um império econômico e plantar a ideia de desmembrá-lo.
Para essa ousada missão, Cobb tem ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), da arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e do habilidoso Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de quem quiser no mundo dos sonhos.
Interestelar (2014)
Repleto de quebras-cabeças, “Interestelar” conta a história de astronautas em busca de planetas que possam receber a população mundial depois que as reservas naturais da Terra chegam ao fim.
Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. O elenco ainda reúne Anne Hathaway, Michael Caine e John Lithgow.
Bruno da Silva Inácio é jornalista, mestre em Comunicação e pós-graduado em Literatura Contemporânea, Política e Sociedade e Cultura e Literatura. Atualmente cursa quatro especializações (Cinema, Teoria Psicanalítica, Antropologia e Gestão da Comunicação) e reside em Uberlândia, onde trabalha como assessor de imprensa da Prefeitura.
É autor dos livros “Gula, Ira e Todo o Resto” e “Devaneios e alucinações”, participante de outras quinze obras literárias e colaborador da Tribuna de Ituverava e dos sites Obvious, Provocações Filosóficas e Tenho Mais Discos que Amigos.
Também manteve, entre 2015 e 2019, a página “O mundo na minha xícara de café”, que chegou a contar com 250 mil seguidores no Facebook.