Creche adota novas estratégias para levar aprendizado durante a pandemia

Foto de arquivo da fachada da Creche Nossa Senhora do Carmo

A Creche Nossa Senhora do Carmo completa 61 anos de fundação neste ano

Em meio à pandemia do novo coronavírus e ao isolamento social imposto para evitar a propagação da Covid-19, as instituições têm buscado alternativas para seguir prestando os seus serviços. Foi o que aconteceu com a Creche Nossa Senhora do Carmo.
Para o ano de 2020, a instituição já tinha planejado seu conteúdo programático trazendo algumas novidades para o ano letivo, entretanto, devido à pandemia, se viu obrigada a reformular a forma de trabalho para os próximos meses.
A creche, segundo o presidente Almir Benedito Pereira da Rocha, contará com o apoio de uma psicóloga, contratada para auxiliar nas atividades direcionadas às crianças e também para atendimento e orientação aos pais.
“Além disso, iniciamos o projeto “Quem ama cuida”, onde está sendo oferecido atendimento voltado à família, com objetivo de melhorar o universo informacional e cultural dos pais, complementar ações de proteção e desenvolvimento da criança e o fortalecimento de vínculos familiares e sociais”, afirma.
“No início, as famílias tiveram uma boa aceitação e adesão, no entanto, com a pandemia, não foi possível dar andamento ao projeto e tudo isso foi paralisado”, disse o presidente.


Proteção
Para proteger e evitar a propagação da Covid-19, a creche adotou uma série de medidas de prevenção recomendadas pela Secretaria Municipal de Educação e, em conformidade com os decretos municipais, como a suspensão por tempo indeterminado de todas as atividades e atendimentos presenciais.

Estratégias didáticas
Levando em consideração o desenvolvimento infantil e o papel fundamental das creches neste processo, a solução para a continuidade das atividades educacionais foi a elaboração de algumas estratégias didáticas que incluem atividades online.
“Estamos iniciando um planejamento com toda a equipe para que possamos iniciar atividades online, que serão enviadas às famílias, ressaltando a importância do brincar no desenvolvimento social e emocional da criança. Durante as atividades, os pais ou responsáveis podem e devem participar desse universo”, destaca Almir.
“Esse desenvolvimento não só estreita laços afetivos entre pais e filhos, como também aumenta o interesse e a motivação da criança”, observa.

Desafios pedagógicos
As atividades, segundo o gestor, terão como objetivo manter a rotina diária da criança. “Ao entrar em contato com as famílias, percebemos a necessidade do retorno das atividades presencias. E é importante ressaltar que esse não é um período de férias”, ressalta.
Contudo, para a implantação do novo formato de ensino, alguns desafios pedagógicos precisarão ser superados para levar o aprendizado da instituição para casa dos alunos de forma satisfatória.
“Para a aplicação dessa nova didática, entre as principais adversidades estão a adesão das famílias para a realização das atividades propostas, o acesso as redes sociais, tendo em vista que nem todas as famílias tem acesso à internet, além das dificuldades dos pais ou responsáveis em direcionar o conteúdo programático, levando em consideração que estamos falando de crianças ainda muito pequenas”, completa o presidente da creche, Almir Benedito Pereira da Rocha.

Equipe da Creche Nossa Senhora do Carmo

A Creche Nossa Senhora do Carmo, que completa 61 anos de fundação este ano, atualmente atende cerca de 109 alunos e conta com um equipe formada por 18 profissionais, entre eles: coordenadora – Eusângia Alves de Oliveira da Silva, assistente social – Cristiane Machado Garcia de Almeida, psicóloga – Chayene Cristina de Moraes, auxiliar administrativa – Gabriele de Brito Prata, professoras – Janayna Dantas Ferreira da Silva e Daniela Galassi Alves, além de monitoras e auxiliares de serviços gerais.

História da Creche Nossa Senhora do Carmo

Um trabalho de solidariedade e amor ao próximo há 61 anos, hoje pode ser considerado um exemplo para o Brasil. Fundada por um grupo de voluntários, a primeira ata da Creche Nossa senhora do Carmo foi lavrada em reunião realizada dia 17 de outubro de 1959, no auditório da Rádio Cultura de Ituverava.
A primeira presidente da entidade foi Jacyntha de Quadros Barbosa (“Sinhá”), esposa do advogado Francisco Basileu Barbosa. Considerada de Utilidade Pública Municipal (através da Lei nº. 786/62) e de Utilidade Pública Federal (através do Decreto nº 87.061, de 29 de março de 1.982), a entidade funciona graças à participação voluntária da comunidade.
Em 30 de outubro de 1966, com o apoio do vigário Ângelo D’allAra, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, as freiras irmãs Maria Matilde, Maria de Lourdes Torres e Maria Elisa, que pertenciam a Congregação de Santa Isabel, passaram a administrar a entidade, juntamente com a assistente social Elizete Capi Mariani, que desenvolveu um importante trabalho junto com membros da sociedade.

Diretoria da entidade
Presidente: Almir Benedito Pereira da Rocha
Vice-Presidente: Cristiane de Freitas Barbosa Sandoval Junqueira de Castro
1º Secretário: Amauri Faria de Oliveira
2º Secretária: Maria Helena Ferreira Mariano Corrêa
1º Tesoureiro: André Luís dos Santos
2º Tesoureiro: Ânderson Mariano Corrêa
Conselho Fiscal: Detemar Mendonça
Germano Antônio Segismundo Júnior
José Boberto de Freitas
Suplentes: Edna Maria Barbosa de Matos
Cristina Marcia Wolf Evangelista
Roberta Foroni de Freitas