Cyberpunk 2077 traz várias referências à cultura pop

Desde o lançamento de The Witcher 3, a CD Projekt RED entrou rapidamente no radar dos gamers como um dos estúdios promissores do mercado. E com o anúncio de Cyberpunk 2077, aumentaram ainda mais as expectativas em torno da empresa polonesa.
Por mais que o game tenha tido um desempenho negativo em aspectos de vendas e até mesmo de performances, é inegável as diversas referências e homenagens que o game fez, mesmo que nos pequenos detalhes. E para conferir uma boa parte disso, vale conhecer uma lista desenvolvida pelo GamingBolt:

Blade Runner
Desde já é bom salientar que o universo de Cyberpunk traz muitas referências de Blade Runner – O Caçador de Andróides. Dito isso, é uma das primeiras referências que encontramos em meio à jornada.
Homenageando o filme dirigido por Ridley Scott, durante a missão secundária Raymond Chandler Evening, o jogador será levado ao Batty’s Hotel, local citado no filme lançado em 1982.

Ghost in The Shell
Assim como o trabalho de Ridley Scott, Ghost in The Shell foi outro material que trouxe inspiração ao desenvolvimento do game. E para encontrar a referência é bem simples!
Toda vez que buscar entrar em contato pelo telefone com Judy Alvarez, personagem de grande importância dentro da história de Cyberpunk 2077, um ícone de ‘fantasma na concha’ surgirá, representando literalmente o título ‘Ghost in The Shell’.

The Witcher 3
Se por acaso o jogador mergulha em diversas horas de gameplay em The Witcher 3, com certeza deve ter capturado a katana, Black Unicorn, item de destaque.
A arma é considerada uma das melhores espadas dentro do universo protagonizado por Geralt de Rivia, e dá as caras também em Cyberpunk 2077 com o mesmo nome, inclusive poderio.

The Office
Recentemente, um dos NPCs do game ganhou grande destaque nas redes sociais por ser baseado no cirurgião cardíaco de The Office, no qual deixou o chefe da Yakuza morrer.
Se comparado ambos, a aparência física pode acabar não sendo nada igual, todavia o texto dito pelo cirurgião é idêntico, apresentando uma nobre referência ao seriado de sucesso.

Joker
O game pode ter começado seus estágios iniciais em 2012, mas isso não significa que abandonou outras referências lançadas ao longo dos anos, como o filme Joker, de 2019.
Em uma icônica cena, o personagem interpretado por Joaquin Phoenix dança em meio à escada. Pensando na mesma, o estúdio desenvolveu a postura para o modo foto do game.
Outra coisa que ocorreu em 2019 foi o anúncio após longos anos de espera por Cyberpunk 2077, onde Keanu Reeves levou toda a plateia à loucura pelo carisma e afirmando que os fãs eram “de tirar o fôlego”.
Após tanta repercussão, o momento ficou famoso e chegou a ser o título e postura de uma das poses dentro do próprio jogo.

Hideo Kojima
De fato, é de se surpreender caso encontre alguém na atual indústria dos games que não conheça o nome Hideo Kojima. O criador de Metal Gear parece que tem grandes admiradores na CD Projekt.
Antes de entrar na torre da Arasaka, Jackie pergunta se gostaria de passar no bar. Caso aceite, encontrará o NPC de Hideo Kojima falando sobre revolucionar o entretenimento e filmes, um de seus assuntos favoritos.

Siri
Essa referência envolvendo The Witcher 3 é um pouco mais escancarada que as demais, contudo só por um caminho parece ser possível encontrá-la.
É necessário que o jogador trilhe pelo caminho da corporação, com isso, quando chegar ao seu escritório e sentar na mesa, abra a gaveta. Após esse comando será visível uma revista com Siri na capa.

Death Stranding
Além da presença do próprio Kojima, um item de grande valor encontrado em Death Stranding se faz presente dentro de Cyberpunk 2077
Durante a missão The Hunt, você encontrará um laboratório com um bebê dentro de uma cápsula. A criança remete ao que foi visto no game dirigido por Kojima.

Roach
Entre uma das peças-chave do universo de The Witcher, o cavalo alado do protagonista, Roach, possui grande participação na história. E rende altos memes, principalmente quando está sujeito a bugs, quando surge no alto de uma casa ou numa posição estranha.
Dentro de Cyberpunk 2077 você pode encontrar um jogo de fliperama chamado de Roach Race, onde o cavalo pula diversos obstáculos. O Gamingbolt ainda ressalta que existem adesivos do personagem no modo foto.