Uma pessoa morreu por dengue a cada 16 dias em Franca, neste ano. Foram registrados 20 óbitos em decorrência da arbovirose até a última quinta-feira, 14. Após a maior pandemia da doença no início deste ano em Franca, a volta das chuvas acende o alerta para cuidados contra o mosquito.
Segundo o Painel de Arboviroses, plataforma do Governo do Estado de São Paulo, o município de 352 mil habitantes registrou 9.417 casos prováveis, dos quais 8.655 foram confirmados e 762 ainda estão em investigação. No momento, não há nenhuma morte em análise na cidade.
Os três monitoramentos – municipal, estadual e federal – apresentam o mesmo número de óbitos, sem divergências. A Secretaria de Saúde de Franca reiterou o trabalho dos agentes que visitam residências e estabelecimentos comerciais, orientando a população sobre a eliminação de criadouros do mosquito.
Na semana passada, a Vigilância em Saúde promoveu ações como parte da Semana Estadual de Mobilização contra Arboviroses. Além das visitas dos agentes, foram realizadas rodas de conversa com o público do Programa Saúde em Ação, em parceria com as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Guanabara, Progresso e Jardim Aeroporto 1. Cartazes e panfletos estão disponíveis nas UBSs e nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social).
“Mantemos um trabalho articulado com os municípios, durante todo o ano, para manter o monitoramento das doenças. Neste momento, convocamos a população para eliminar os criadouros da dengue e, também, para ficar atenta aos sintomas da doença”, disse a coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, Regiane de Paula.
Até o dia 12 de novembro, o Estado de São Paulo registrou 2.067.599 casos de dengue e 1.909 mortes confirmadas pela doença.
Fonte: GCN- https://sampi.net.br/

