Dentista aplica botox na odontologia estética

A cirurgiã-dentista Dra. Patrícia Ferreira Francino Ribeiro

Dra. Patrícia Ferreira Francino Ribeiro atende em consultório instalado à Rua Benjamin Constant, 364 

Tendo completado, no último mês, um ano de atividade em Ituverava, a cirurgiã-dentista Dra. Patrícia Ferreira Francino Ribeiro tem se destacado pela qualidade do seu trabalho e constantes atualizações em restaurações, selantes, profilaxia (limpeza), tratamento de canal, próteses parciais e totais (dentadura), coroas dentarias, implante, placa para bruxismo, clareamento dentário e cirurgias (extrações dentárias, extrações dente do siso, frenectomia, gengivoplastia, gengivectomia, entre outros.
Ela, que atende em consultório instalado à Rua Benjamin Constant, 364, também tem buscado inovações em tratamentos estéticos, afinal, a autoestima é de extrema importância para qualquer pessoa.
Um desses procedimentos é o botox na odontologia estética, no qual a toxina botulínica ameniza rugas e linhas de expressão. “É um tratamento estético e funcional usado para rejuvenescer, principalmente, nas regiões dos olhos e testa”, explica a dentista à Tribuna de Ituverava.
Segundo ela, no caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras. “A primeira é de forma preventiva, pois como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox”, explica. “A segunda é de forma reparativa, em que o botox tira a tensão da musculatura e, dessa forma, as rugas causadas por esses músculos são amenizadas”, diz.

Articulação  Temporomandibular (ATM)

Há casos ainda em que a toxina pode ajudar até mesmo quem tem problemas na ATM (Articulação Temporomandibular). “Em relação à ATM ou até mesmo ao bruxismo, a toxina é aplicada nos músculos para evitar o ranger dos dentes – se o paciente apresentar dor de cabeça por causa do bruxismo, esse tratamento acaba melhorando também essa dor”, ressalta a Dra. Patrícia.
“Para tratar o sorriso gengival (quando a gengiva aparece muito ao sorrir), a toxina pode ser uma solução interessante se a pessoa tiver até 8 mm de gengiva aparente. Nesse caso, a toxina relaxa a musculatura do lábio superior e diminui o aparecimento da gengiva quando a pessoa sorri”, relata.

Limpeza dentária profissional proporciona muitos benefícios 

Outro importante procedimento oferecido pela Dra. Patrícia Ferreira Francino Ribeiro é a limpeza dentária profissional, que se difere da limpeza diária, porque é feita com materiais e produtos específicos, encontrados apenas nos consultórios odontológicos.
“Além disso, a higiene é individual em cada dente e na parte mais interna e profunda da gengiva, o que a torna mais completa, mantendo a boca saudável e limpa”, diz.
“O objetivo da profilaxia é manter a boca saudável e evitar riscos de doenças periodontais e bucais, como gengivites e cáries”, ressalta.
Outro objetivo da limpeza feita por um dentista é justamente o acompanhamento profissional, pois suspeitas de cáries ou próteses mal adaptadas, por exemplo, seriam prontamente resolvidas.
“A frequência da profilaxia varia dependendo de cada caso. O mais comum é que seja feita de seis em seis meses. No entanto, em casos que o dentista perceba um maior acúmulo de placa bacteriana e tártaro, poderá ser indicada uma frequência maior: de três em três meses”, enfatiza.

Recomendação

Ela ainda lembra que é importante que o paciente, ao sair do consultório odontológico após a profilaxia, aguarde de uma a duas horas para se alimentar ou beber novamente para deixar o flúor penetrando e agindo por mais tempo.
“A profilaxia de maneira alguma substitui os cuidados com a higiene bucal feita em casa diariamente, portanto o uso da escova, da pasta de dente e do fio dental de sua preferência deve continuar logo após cada refeição”, lembra.

Implante dentário também é realizado pela dentista 

Dra. Patrícia ainda oferece o implante dentário, indicado em casos em que o paciente já perdeu o dente ou quando o dente não apresenta condições de ser recuperado e precisa ser extraído.
“É muito comum os pacientes irem ao consultório com dentes esteticamente feios ou estragados querendo extrai-los para fazer implantes dentários”, afirma.
“É muito importante que saibam que existem vários outros métodos mais indicados para se recuperar a estética dentária e mesmo para se recuperar um dente que esteja com problemas (coroas, lentes de contato dental, entre outras) do que a extração e colocação de implantes”, diz, lembrando que uma avaliação clínica é sempre necessária nesses casos”, diz.
A dentista ainda lembra que a prevenção odontológica é muito importante para evitar que novos problemas surjam, além de ajudar a aumentar a vida útil dos tratamentos bucais, que ao serem polidos e restaurados, demorarão para serem substituídos ou os tratamentos terem de ser refeitos.
“A prevenção é baseada na correta higienização dos dentes, na boa alimentação, no cuidado com o açúcar, no uso correto do flúor, usado para fortalecer os dentes e no acompanhamento semestral pelo dentista”, enfatiza.
“Assim os cuidados dos dentes e gengivas serão intensos e será conservada a saúde e o bem-estar do paciente. Visite seu dentista a cada seis meses”, completa.

Profissional

Dra. Patrícia Ferreira Francino Ribeiro, 25 anos, se formou em Odontologia pela Universidade de Uberaba (Uniube), e clínica geral em Odontologia e cursa especialização em Ortodontia.

Serviço  Dra. Patrícia Ribeiro
E-mail: [email protected]
Celular: (16) 98189-6401
Instagram: @pattyribeiro1
Facebook: Patrícia Ribeiro
Endereço da clínica: Rua Benjamin Constant, 364