Dia da Segurança no Trabalho é comemorado em 28 de abril

De acordo com o Ministério da Economia, entre janeiro e dezembro de 2019, foram autorizados 193.660 auxílios acidentários no país

O mês de abril é marcado, em vários países, como uma época de atenção para os trabalhadores que sofrem acidentes durante suas atividades laborais todos os dias.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo do movimento é o laço verde, assim como o laço do Outubro Rosa e de outros tantos movimentos da sociedade em torno de uma causa nobre.
Campanha
A campanha nasceu com a proposta de relembrar um marco na história. Em 1969, uma terrível explosão aconteceu em uma mina nos Estados Unidos, resultando na morte de 78 trabalhadores.
De acordo com o Ministério da Economia, entre janeiro e dezembro de 2019, últimos dados disponíveis, foram autorizados 193.660 auxílios acidentários no país. Este número contempla doenças relacionadas a acidentes físicos sofridos pelos trabalhadores ou mesmo as doenças ocupacionais desenvolvidas pelo exercício diário das atividades profissionais.

Notificações de acidentes

O maior número de notificações de acidentes de trabalho neste período, 3,3 mil, ocorreu nas indústrias de abate de suínos, aves e outros pequenos animais. No topo do ranking também estão notificações de acidentes ocorridos nas áreas da saúde e da construção civil.
Em 2018, o número de acidentes de trabalho, segundo o Governo Federal, somou 477.415 em todos os Estados brasileiros mais o Distrito Federal. Mais de 2 mil pessoas morreram durante o expediente. O número de mortes entre 2012 e 2018 chega a 16.455, segundo levantamento do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.