Dia do Jornalista: afinal, o que faz um assessor de imprensa?

Assessoria de imprensa

Com a celebração do Dia do Jornalista nessa segunda-feira, 7 de abril, decidi abordar uma das muitas funções que esse profissional pode desempenhar: a de assessor de imprensa – profissional responsável por gerenciar o relacionamento entre a mídia e seu assessorado.
Cabe a ele, por exemplo, pensar em meios para trabalhar a imagem de seu cliente (nos casos de agências de comunicação) ou chefe (no caso do poder público ou iniciativa privada) junto à mídia.
Para isso, necessita de uma série de conhecimentos e experiências específicos do campo da comunicação.
Um dos mais básicos é a produção de releases, ou seja, textos jornalísticos que visam valorizar ações de seu assessorado.
O assessor de imprensa, por ser, antes de qualquer coisa, um jornalista, conhece a imprensa e sabe como “vender” um bom texto.
Sendo assim, cabe ao assessor observar quais ações de seu assessorado podem resultar em mídia positiva.
Os releases devem ser bem elaborados e atender o que se espera de um texto jornalístico, pois, caso contrário, a imprensa pode rapidamente perder o interesse e descartar um material que, se tivesse sido escrito de maneira adequada, poderia render ao menos uma nota no veículo de comunicação.
Ainda em relação ao release, é fundamental apurar com precisão todas as informações antes de divulgá-las.
A aprovação do assessorado para o texto também se faz bastante importante, mesmo que já exista uma relação de confiança mútua.
Escrever um texto e não saber para quem enviá-lo não adianta muito.

Lista de contatos
Por isso, também cabe ao assessor ter um mailing interessante, ou seja, uma lista de contatos com os principais veículos de comunicação e jornalistas a quem o assunto possa interessar.
É importante manter esse mailing atualizado e fazer contato direto com os jornalistas, já que um simples telefonema ou uma troca de mensagens são fundamentais para que o material receba uma atenção especial.
Em muitos dos casos, os jornalistas podem buscar informações extras ou mesmo solicitar entrevistas.
No segundo caso, o assessor deve indicar e melhor fonte e treiná-la para a entrevista, ou seja, direcioná-la em relação a questões como postura, olhar, tom de voz e assuntos a serem abordados, especialmente em entrevistas ao vivo.
À medida que o tempo passa, um bom assessor de imprensa ganha notoriedade e seus materiais começam a ter mais abertura na mídia.
Em meio a isso, ele deve se lembrar que também é uma de suas funções arquivar cada uma das publicações ou veiculações relacionadas ao seu assessorado.
Reunir esse material – que recebe o nome de clipping – exige que o assessor de imprensa sempre esteja atento à mídia, afinal, nem sempre ele é avisado que seu material será divulgado por determinados jornais, revistas, rádios ou TVs.
Um assessor de imprensa deve estar sempre atento a ligações e mensagens de jornalistas e entender que nem sempre essa relação será fácil. Isso porque existem os casos em que o assessorado pode enfrentar problemas que, inevitavelmente, vão parar na imprensa.
Diante disso, o assessor precisa lidar com o gerenciamento de uma crise.
Nesse momento, precisa escolher cuidadosamente o que divulgar, refletir se seu assessorado deve ou não conceder entrevistas e evitar respostas que seriam mal recebidas pela opinião pública, como “nada a declarar” e “sem comentários”.
A produção de releases em defesa do assessorado também pode ser uma estratégia interessante, desde que os textos sejam trabalhados com muito cuidado.
Mentir para a imprensa, por exemplo, resultaria em consequências ainda piores, especialmente porque o assessor de imprensa é uma espécie de voz oficial do seu assessorado junto à imprensa.

Presskit
Por fim, outro papel básico desempenhado pelo assessor de imprensa é o desenvolvimento do presskit – um kit de imprensa que reúne informações básicas sobre o assessorado.
No caso de uma empresa, por exemplo, esse kit abordaria a sua história e apresentaria informações relevantes, como número de profissionais, área de atuação, diferenciais, missão, valores, etc.
Geralmente o presskit é entregue para a imprensa junto com releases e materiais desenvolvidos pelo setor de marketing, como canetas, blocos de anotações e outros brindes.
Em resumo, portanto, a Assessoria de Imprensa é a área de atuação que busca servir de ponte entre a imprensa e seu assessorado, seja ele uma empresa, uma figura pública, uma ONG, uma instituição ou mesmo um sindicato.
Seus papéis são muitos, mas todos têm como objetivo final fazer com que seu assessorado tenha uma boa imagem junto à mídia e, consequentemente, junto à opinião pública.

Bruno da Silva Inácio é jornalista, mestre em Comunicação e pós-graduado em Literatura Contemporânea, Política e Sociedade e Cultura e Literatura. Atualmente cursa quatro especializações (Cinema, Teoria Psicanalítica, Antropologia e Gestão da Comunicação) e reside em Uberlândia, onde trabalha como assessor de imprensa da Prefeitura.
É autor dos livros “Gula, Ira e Todo o Resto” e “Devaneios e alucinações”, participante de outras quinze obras literárias e colaborador da Tribuna de Ituverava e dos sites Obvious, Provocações Filosóficas e Tenho Mais Discos que Amigos.
Também manteve, entre 2015 e 2019, a página “O mundo na minha xícara de café”, que chegou a contar com 250 mil seguidores no Facebook.