Dia Nacional das Apaes é hoje, dia 19

Em Ituverava, entidade assiste a 124 portadores de deficiências intelectual e múltipla

Fundada em 1954, com intuito de oferecer atendimento adequado, sempre com muito carinho e amor, a Associação de Pais e Amigos e Excepcionais (Apae) se consolidou como uma das maiores, mais respeitadas e importantes entidades do país.
Hoje, 63 anos após a sua fundação, a Apae segue com os mesmo preceitos, buscando, a cada dia, enfrentar as dificuldades para oferecer o atendimento que os portadores de deficiência intelectual e múltipla necessitam e merecem.
Para valorizar o trabalho da entidade, é comemorado na próxima terça-feira, 19 de dezembro, em todo o Brasil, o Dia das Apaes.
A Apae é a maior organização social de caráter filantrópico do país na sua área de atuação. São mais de 1,8 mil unidades espalhados pelo Brasil, favorecendo 230 mil pessoas portadoras de deficiências, que além da educação especial, recebem atendimento de habilitação e reabilitação, saúde, formação profissional e prevenção.

Brasil
A entidade foi criada em 1954, com o incentivo de Berenice Bemise, americana que tinha uma filha portadora da Síndrome de Down. Ao tomar conhecimento que no Brasil não havia instituições que se dedicassem a esse tipo de deficiência, Berenice uniu-se a outros pais e, no dia 19 de dezembro do mesmo ano, fundou a primeira Apae no país, no Rio de Janeiro.
A entidade, que não tem fins lucrativos, logo foi se multiplicando. Em 1962, surge a Federação Nacional das Apaes, que tem hoje sede em Brasília.

Atendimento da Apae de Ituverava é referência

Em Ituverava, a Apae é um exemplo de entidade filantrópica, e responsável por desenvolver um trabalho sério e muito importante.
Fundada em 1991, hoje ela está entre as mais bem montadas do Estado, atendendo a 124 pessoas portadoras de deficiências intelectual e múltipla. A entidade ituveravense oferece cuidados que vão além da educação. Prova disso é que os assistidos têm à sua disposição atendimento ambulatorial, fonoaudiológico, médico, psicológico, fisiotepeutico e desenvolvimento de atividades de terapia ocupacional.
Além disso, os alunos participam de diversas atividades de lazer e recreação, como visitas e apresentações artísticas.
Além de atender os 124 alunos, a Apae desenvolve um importante trabalho com autistas de 21 cidades da região. A entidade conta com um Centro Especializado de Reabilitação, que a atende seis municípios (Ituverava, Guaíra, Aramina, Buritizal, Igarapava e Miguelópolis), que realiza mensalmente cerca de 400 atendimentos físicos e mentais.
A equipe da entidade é formada por 74 colaboradores profissionais, entre eles são 6 médicos, 1 psicóloga, 5 fonoaudiólogas, 6 fisioterapeutas, 1 assistente social, 14 pedagogos, 1 professor de Educação Física, 3 enfermeiras, 8 monitoras, entre outros.

Campanhas
Manter um trabalho tão importante e com tanta qualidade, no entanto, não é tarefa fácil. Os recursos governamentais são poucos e os gastos elevados. Por conta disso, a Apae conta com a solidariedade da população ituveravense, que contribui através do Leilão de Gado Beneficente, da Campanha Sociocontribuinte e de eventos como galinhadas e feijoadas, promovidas pela Loja Maçônica 16 de Julho, uma importante parceira da Apae de Ituverava.

Presidente
O presidente da entidade é o engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho, Márcio Roberto Gonçalves Vieira, que fala sobre a entidade. “A Apae desenvolve um trabalho humano, com metodologia educacional em constante aprimoramento e inovação. É uma instituição muito séria e realmente empenhada em oferecer o melhor tratamento aos seus assistidos”, afirma.

Entidade tem importante trabalho com autistas

Dentre todos os trabalhos desenvolvidos pela entidade, um que merece destaque se refere ao atendimento aos autistas. A Apae de Ituverava conta com uma ala exclusiva para o TEA (Transtorno Espectro Autista), batizada de “Marcelo Bonagamba”, em homenagem ao leiloeiro que há anos atua como voluntário nos Leilões de Gado em prol da Apae.
Na TEA, a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Ituverava atende exclusivamente autistas, oferecendo tratamento especializado com muito carinho e atenção.
Para manter a qualidade de atendimento, profissionais da entidade passam constantemente por cursos e palestras, para melhor atender às necessidades dos autistas, e proporcionar atendimento e ensino de qualidade, dando condições para que se desenvolvam da melhor forma possível.

Trabalho
“Os recursos terapêuticos para o TEA priorizam a realização de atividades funcionais, tendo como meta a função do assistido no desenvolvimento das atividades de vida diária, como comer, vestir, educação, brincadeiras, lazer e participação social”, afirma a equipe da Apae de Ituverava.
“Além disso, levamos o assistido a fazer escolhas e desenvolver a resolução de problemas, o que é fundamental no processo de aprendizagem global. É importante ressaltar que o objetivo das terapias é aumentar a autonomia e independência do indivíduo, assim como melhorar sua qualidade de vida”, ressalta.
A diretora da Apae, Lucymara Bertinatto de Carvalho fala sobre o trabalho desenvolvido pela entidade. “As Apaes têm importância fundamental na sociedade, pois trabalha a inclusão e faz com que o indivíduo seja reconhecido como cidadão de direitos e deveres”, diz.
“Para que isso aconteça, existe um trabalho desenvolvido por uma equipe multiprofissional que visa o desenvolvimento global dos assistidos”, completa.