Dicas ajudam na busca por uma alimentação mais saudável

Uma boa alimentação é fundamental para quem deseja ter mais qualidade de vida. Além de nutrir e fornecer energia ao organismo de forma equilibrada, comer direito ajuda a evitar complicações cardiovasculares e o aumento desequilibrado do peso, por exemplo.
Mas, o que significa necessariamente “comer direito”? A nutricionista Tatiane Bonde diz que uma boa alimentação vai muito além de um prato colorido na hora do almoço ou do baixo consumo de calorias.
“Muitas vezes, vejo pacientes que, pela manhã, comem um pãozinho com manteiga e uma xícara de café; no almoço, arroz, feijão, carne e salada e, no jantar, só uma salada. Esta é uma alimentação que, na teoria, parece uma dieta, mas que não fornece nem energia suficiente para o dia, nem dá o aporte de nutrientes necessários para o corpo poder realizar suas funções”, explica a nutricionista.
Segundo ela, comer direito é conhecer quais são as fontes de carboidrato, proteína, gorduras boas, vitaminas e minerais e conseguir distribuí-las ao longo do dia e da semana.
Basicamente, é alimentar o corpo com tudo o que ele precisa. Pode parecer difícil, mas não é. O mais importante, segundo Tatiane, é perder o medo de comer, já que nosso corpo necessita de uma enorme gama de nutrientes para funcionar em sua plena capacidade.

Alimentação saudável
Uma alimentação saudável não tem nada a ver com a ideia de comer sem prazer, como muita gente pensa.
O ponto é que as pessoas acabam associando o prazer à quantidade.
Mas o prazer pode ser um monte de coisas, como, por exemplo, se servir de um prato variado na hora do almoço, deixar o celular de lado e conversar durante a refeição, dar risada e recobrar as energias para a tarde.
Ou mesmo comer churrasco, pizza com os amigos, um bolo, um doce. O segredo está na moderação, planejamento e orientação.
Para ajudar a mudar seus hábitos alimentares, Tatiane dá algumas dicas que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo:

Pense no que está comendo
Será que você dá ao seu corpo os nutrientes que ele precisa? Você sabe equilibrar sua alimentação, ou está superalimentando-o com calorias vazias e privando-o do básico?

Coma com prazer
Lembre-se que alimentação e prazer estão ligados desde que nascemos e começamos a mamar. Você gosta do que está comendo ou nem pensa sobre isso?

Beba água
Nosso corpo precisa se hidratar. Precisamos fazer o sistema funcionar, sempre.

Durma
Nosso corpo precisa de repouso. É durante a noite que vários processos metabólicos acontecem

Procure um nutricionista

Este profissional ajudará você a encontrar o equilíbrio entre tudo isso. Em vez de criar um cardápio chato e monótono, um bom nutricionista irá ajudá-lo no processo de se alimentar melhor, contribuindo com receitas, organização e estratégias
Alimentar-se melhor significa melhorar também sua qualidade de vida. Não tenha pressa e dê o primeiro passo. Mude aos poucos. De mudança em mudança, seu processo será muito mais consistente. Lembre-se que comer é algo que você fará por toda sua vida.