Doação de Sangue é realizada por Liga do curso de Enfermagem da Fafram

Doadores de sangue da campanha realizada pela Liga do curso de Enfermagem da Fafram

Lançamento da campanha em prol ao Hemocentro de Franca aconteceu no Dia da Responsabilidade Social

A Liga Acadêmica de Urgência e Emergência do Curso de Enfermagem da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram) realizou dia 25 de setembro, a 1ª Campanha de Doação de Sangue em prol ao Hemocentro de Franca. O transporte até o local foi disponibilizado pela faculdade e contou com o apoio do Rotary Club de Ituverava.
O lançamento da campanha, segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Fafram – Andreza Gomes da Silva Nishimoto Maeda, aconteceu no Dia da Responsabilidade Social promovido pela faculdade, através da Liga Acadêmica.
A Liga tem como tutores responsáveis, os docentes Fernanda Marelli e Danilo de Oliveira Sousa e os alunos do 8º ciclo de Enfermagem: Thuany Aparecida Mariano Dib, Maria Gabriela Ribeiro Moreira dos Santos, Vanessa Ribeiro Dourado; Júlia Bortoletto Roque, Geovana Larissa dos Santos, Ana Laura dos Santos Paula, Irving Erik Ramos Furtado, Ana Cristina dos Santos, Lorrainy Kethelyn Barros Moreira dos Santos e Stephanie Aparecida Calixto.

Doadores
Ao todo, 25 pessoas fizeram o cadastro antecipado, sendo que 23 puderam realizar a doação: Gabrielle Gonçalves de Paulo, Kelly Patrícia Alexandre da Silva, Ana Maura Lima Ribeiro, Jéssica Cristina Caretta Teixeira, Ana Laura Negrijo Scapin, Adrielly Hipólito Galdencio Oliveira, Lara Eduarda Pereira Tavares, Tales Misael, Guilherme Dias da Silva, Aparecido Barbosa da Silva, Kênia Barsanuf Lima Caliman, Jaqueline Cristiana Ferreira Silva, Eunice Ferreira Ribeiro, Fernanda Marelli, Vera Eunice Teixeira Marelli, Edgar Aparecido Marsolla da Silva, Jéssica Ferreira Silva, Mônica Machado Barbosa, José Martins, Fábio Aurélio Marelli, José Gabriel Ribeiro e Alessandro Ribeiro Costa.
“Sabemos que durante a pandemia de Covid-19, houve uma redução do estoque de sangue no país. Por esse motivo, a Liga Acadêmica considera relevante a campanha que tem como objetivo conscientizar a população da importância da doação de sangue e assim alcançar mais doadores voluntários”, observa a coordenadora.

Estoque baixo na pandemia
“Em 2019, foram realizadas 3.271.824 coletas de sangue no país e em 2020, esse número caiu para 2.958.665. Segundo o Ministério da Saúde, a redução se deu em razão da diminuição na circulação de pessoas por conta da Covid-19”, destaca Andreza.
“O Ministério da Saúde estima que, no ano passado, devido à pandemia, o número de doações tenha diminuído 20%, na comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre de 2021, a taxa de doação voluntária da população brasileira era de 1,6%, dentro do padrão estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirma.
Ela ainda fez um breve resumo sobre a coleta de sangue. “Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões”, destaca a coordenadora de Enfermagem Andreza Maeda.

Requisitos para doação de sangue
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
Os requisitos para doar sangue são estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: Estar alimentado (é recomendado evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue); caso seja após o almoço, aguardar 2 horas e as pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos
Também estão entre os requisitos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; a frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três para a mulher e o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Impedimentos temporários para doar sangue
Estão impedidos temporários para realizar a doação de sangue, estar gripe, resfriado e febre (deve-se aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas); período gestacional; período pós-gravidez (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana); amamentação (até 12 meses após o parto); ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação); extração dentária (72 horas) e apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes (3 meses).
O doador também pode ser impedido temporariamente de doar, caso tenha realizado colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia (6 meses); Transfusão de sangue (1 ano); Vacinaçãp (o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina); Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses e ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (deve-se aguardar 12 meses após a exposição).

Impedimentos definitivos para doar sangue
Ter passado por quadro de hepatite após os 11 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; Uso de drogas ilícitas injetáveis e Malária.

Como doar sangue?
Para doar sangue, basta os interessados procurarem as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, para checar se atendem aos requisitos necessários para a doação. Como citado, existem impedimentos temporários e também impedimentos definitivos. No mais, basta estar imbuído pelo desejo de ajudar o próximo.

Qual a quantidade de sangue doado?
Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.

Qual o intervalo entre doações de sangue?

Homens: de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano Mulheres: 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações anuais