Edição – 3266 Localização da rodoviária volta a ser discutida

Novo prédio poderia ser construído por uma empresa, que teria um determinado tempo para administrá-lo 

Imagens do terminal Rodoviário de Ituverava

A mudança do local da rodoviária volta a ser discutida, e é sempre uma questão polêmica, pois toda mudança gera dúvida e contestação, porque implica em mudar costumes. Mas, em algum momento, isso vai ocorrer, pois a dinâmica da transformação da cidade é natural. Porém, não há dúvida, que é preciso de um estudo mais profundo sobre o impacto econômico, o desgaste das ruas da cidade e, se em um futuro próximo, as empresas vão se interessar em passar por Ituverava, como atualmente acontece com muitas.
Um exemplo é a cidade de São Joaquim da Barra – onde o terminal foi transferido para próximo à entrada da cidade. Com isso, surgiram alguns benefícios, como o aumento de linhas de ônibus que passaram a atender a cidade. Só que lá o prédio foi construído com verbas do município; em Ituverava pode ser diferente.
O Terminal Rodoviário de Ituverava está localizado no Largo do Rosário e, desde que foi inaugurado em 1982, não recebeu investimentos significativos.
Trata-se, portanto, de um prédio antigo e, segundo alguns usuários, o local não é mais apropriado, e até mesmo, perigoso. As paredes estão danificadas, precisando de reparos e pintura. O piso – tanto das plataformas, área de embarque e desembarque como de circulação de passageiros – está em péssimo estado.
Setores do prédio onde poderiam funcionar lojas e estabelecimentos comerciais estão lacrados e sofrem com a ação de tempo e de vândalos, já que prédio sofre avarias por depredadores.
Os guichês de atendimento – que antes funcionavam no pavilhão superior foram transferidos para o inferior, por uma questão segurança – estão em situação precária. O andar superior passou a servir de “alojamento” de andarilhos e até local para uso de drogas.

Local adequado
Uma possível solução para este problema – que há anos tem sido discutido na cidade – é transferir o terminal para as margens da Rodovia Anhanguera, ou no local do antigo posto da Ceamel, entre as Avenidas Francisco Basileu Barbosa e Dr. Paulo Borges de Oliveira, próximo ao Paulista Supermercados, na entrada da cidade. É bom lembrar que nesse caso, também é preciso de estudos técnicos para ver a viabilidade do melhor local.
Além dos benefícios nas áreas de segurança e comodidade, a mudança permitiria que Ituverava passasse a contar com um número maior de linhas de ônibus, pois como já dissemos, muitas empresas de viação nem sequer entram na cidade devido à localização da rodoviária.

E como são 87.000 quilômetros por ano, são gastos 21.750 litros de óleo diesel, num total de, R$ 79 mil reais, fora o desgaste dos ônibus. Come se vê, em poucos anos, o investimento em um novo prédio é pago com a economia.
Outras questões também devem ser levadas em conta nesta discussão: diminuição do tráfego pela Avenida Dr. Soares de Oliveira; as vias públicas seriam menos danificadas; ‘desafogaria’ o trânsito e diminuiria os índices de poluição.
O novo terminal também poderia ser explorado por empresas da cidade, como bares, bancas de revistas, lojas de presentes e vestuários, restaurantes –, já que o local funcionaria como uma vitrine para quem passa pela cidade.
Vale ressaltar que São Joaquim da Barra tinha um terminal no Centro da cidade, que passava por problemas semelhantes, mas que agora está instalado em amplo e moderno prédio, construído próximo à Rodovia Anhanguera.

Sugestão
O custo para a construção do novo terminal poderia ser zero para o município, se negociado, com uma empresa de transporte rodoviário, que poderia bancar a construção e administrá-lo por um número de anos viável para ambas as partes.
Os recursos poderiam vir da economia que as empresas teriam com a mudança do local do terminal, e também como aluguel dos boxes que poderiam ser explorados comercialmente.

Custos  

Para se chegar na atual rodovia, entre o trevo e o atual terminal são seis quilômetros de distância (ida e volta), o que aumenta o custo para as empresas. Se fizermos os cálculos, apenas os ônibus da empresa São Bento (que entram na cidade cerca de 40 vezes por dia) circulam 240 quilômetros, o que representa 7.200 quilômetros por mês e cerca de 87 mil quilômetros por ano.
A média de óleo diesel gasto por quilômetro rodado de pelos ônibus na cidade é 1 litro por 4 quilômetros rodados. Como rodam na cidade 240 quilômetros/dia, o consumo de combustível é de 60 litros por dia, ao preço médio de R$ 3,67, chega-se a R$ 220,20.

Enquete
Para saber o que a população pensa a respeito do assunto, a Tribuna de Ituverava foi às ruas nesta semana. Confira:  

Recentemente, vários municípios – como São Joaquim da Barra – mudaram o lugar de suas rodoviárias, instalando-as próximo à entrada da cidade. Com isso, surgiram benefícios, como o aumento de linhas de ônibus que passaram a sair da cidade. Em sua opinião, Ituverava também deveria mudar o local de sua rodoviária? Por quê?