Eleito conselheiros Tutelares para triênio 2020/2023

Três dos cinco atuais conselheiros tutelares foram reeleitos para o próximo mandato

Eleitores aguardam para votar na Fundação Educacional de Ituverava

No último domingo, 6 de outubro, três dos cinco atuais conselheiros tutelares foram reeleitos. O mandato vai de 10 de janeiro de 2020 – quando acontecerá a posse dos eleitos, a 10 de janeiro de 2023. Disputaram as cinco vagas 17 candidatos.
A votação, organizada pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), ocorreu das 8h às 17h, em quatro locais de votação, na Fundação Educacional de Ituverava, na EMEF “Trajano Francisco Borges”, no distrito de São Benedito da Cachoeirinha; no Posto de Saúde do distrito de Capivari da Mata e na EMEF “Mariana Grellet Seixas”, no bairro rural de Aparecida do Salto. Cerca de 3.353 eleitores compareceram às urnas, sendo que 8 votos são em branco e 25 nulos. Cada eleitor podia escolher de um a cinco candidatos. A apuração ocorreu na FFCL, imediatamente após o encerramento do pleito, sob fiscalização do Ministério Público, do presidente do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), Almir Benedito Pereira da Rocha.
Os eleitos foram Marcelo Mariano Moreira da Silva, que recebeu 919 votos, Mara Aguiar Galdiano (815 votos), Germano Antônio Segismundo Júnior (746 votos), Célia Regina Barbosa Avelar (733 votos) e Evanilda Alves de Oliveira (700 votos). O conselheiro tutelar suplente é João Luiz dos Santos Júnior, que obteve 634 votos [leia no quadro votação geral].

Envolvimento
“Estiveram envolvidas no pleito, além dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, integrantes da Casa dos Conselhos e 40 servidores cedidos pela Administração Municipal”, afirma o presidente do CMDCA, Almir Bendito Pereira da Rocha.
Segundo o presidente do CMDCA, a eleição transcorreu bem e na mais perfeita harmonia. “Foi um clima de muita cordialidade entre os concorrentes, com grande participação da população e apoio irrestrito da Polícia Militar, a quem, em nome do subtenente Eugênio Luiz de Paula agradeço” diz.
“Também contamos com a supervisão do Ministério Público Estadual e, em nome da promotora de Justiça, Dra. Débora Anderson, o CMDC agradece o apoio irrestrito”, afirma.

Participação popular
“O objetivo foi atingido, uma vez que trabalhamos bastante a questão da divulgação. Foi uma participação de 3.353 eleitores, um ótimo resultado, uma vez que foi superior em mais de 1.000 eleitores em relação à eleição anterior”, comemora o presidente do CMDCA, Almir Benedito Pereira da Rocha.
Jornada e salário
De acordo com a Lei Municipal 3.973/2010 e Lei Municipal 4.105/2012 cada conselheiro titular será remunerado conforme a referência 34, da tabela de vencimentos e salários dos servidores públicos municipais, ou seja, receberá R$ 2.452,30 por mês, além de férias e 13º salário.
Além disso, terá cobertura previdenciária, férias anuais remuneradas, acrescida de um terço do valor da remuneração mensal, licença maternidade, licença paternidade e gratificação natalina, sendo, esta última, proporcional aos meses de exercício da função.