Em cerimônia especial Etec de Ituverava comemora 10 anos

Evento foi realizado dia 5 de março, com uma programação especial e diversas autoridades

Equipe da Etec de Ituverava na solenidade comemoração dos 10 anos

A ETEC “Professor José Ignácio Azevedo Filho” comemorou 10 anos em Ituverava, em cerimônia realizada dia de 5 março. Um dos exemplos da qualidade da Etec, considerada hoje uma escola do mais alto nível de ensino, é a universitária ituveravense Thais Machado Rodrigues, 18 anos, que tem se destacado no mundo acadêmico.
No ano passado, ela foi uma das semifinalistas do Programa Jovens Embaixadores e, por conta disso, participou do English Immersion Program, em Brasília, durante seis dias, com todas as despesas pagas.
Segundo ela, a sua conquista muito se deve à relevância da qualidade do ensino da ETC Escola Técnica “Professor José Ignácio de Azevedo Filho. “A ETEC teve grande importância por contar com ótimos professores e oferecer simulados mensais. Foi graças a isso que consegui me preparar para as provas exigidas pelo PAS, sendo o Enem a última delas”, afirmou ao jornal.

O homenageado
O Professor José Ignácio Azevedo Filho, que empresta seu nome à Etec, foi um dos mais conceituados profissionais da área. Ele foi diretor da Escola “Capitão Antônio Justino Falleiros”, da Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Ituverava e secretário da Educação do município, sempre trabalhando com competência e amor à Educação.
“É com muito orgulho e emoção que nós da família vemos o nome do meu pai em uma escola desse porte, pois isso, eterniza todo o seu trabalho em prol da educação. Só tenho a agradecer a todos por essa homenagem e parabenizar a escola por esses 10 anos”, afirma Renato Carrer Ignácio Azevedo, filho do homenageado.

Solenidade
Prestigiaram a cerimônia em comemoração dos 10 anos da escola, diversas autoridades, entre elas o diretor da instituição, Marcelo Inácio da Silva, a secretária da Educação – Benedita Maria Barbosa Paschoim, representando a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado; os vereadores Antônio Sérgio Cardoso Telles, Andrea Fonseca Yamada Scotte e Everaldo Machado Dias; Delfina Sanae Maeda Matsubara e o seu filho Eduardo Maeda Matsubara, representando o prefeito da época Dr. Mário Takayoshi Matsubara; Maria Aparecida Carrer Ignácio Azevedo e o filho Renato Carrer Ignácio Azevedo, representando o homenageado Professor José Ignácio Azevedo Filho; o coordenador pedagógico da Etec – Leandro Rondado Sousa, representando a superintendente do Centro Paula Souza, a professora Laura Laganá; o secretário da Fazenda, Alberto de Faria Pereira, representando o vice-prefeito Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior; o presidente do Rotary Club de Ituverava, Anderson Corrêa Mariano, funcionários, professores, alunos, colaboradores da escola e convidados.
Durante o evento, foram lembrados momentos importantes da conquista da ETEC para Ituverava, que foi na administração do prefeito Mário Takayoshi Matsubara, e o início das atividades escolares em 8 de fevereiro de 2010. Também foi mencionado o momento em que a escola deixou de ser considerada classe descentralizada da ETEC Pedro Badran (São Joaquim da Barra) e se tornou independente, em 5 de março de 2010 e, também, quando a atual prefeita, Adriana Quireza Jacob Lima Machado, na época como vereadora, indicou o nome do Professorº José Ignácio Azevedo Filho, para a instituição ituveravense.

Cerimônia

Houve apresentações culturais realizadas pelos alunos da escola, além de homenagens para colaboradores que, de uma forma ou outra, contribuíram com a instituição. “A ideia da comemoração foi relembrar as pessoas que marcaram história na Etec de Ituverava e, principalmente, homenagear as figuras políticas da época e a família do professor . José Ignácio Azevedo Filho”, afirma o diretor.
“São dez anos de muita aprendizagem e vitórias, permitindo futuro promissor para todos os alunos que passaram pela escola. Construímos uma imagem de prestígio em Ituverava, na qual, pais e alunos sentem-se honrados em estudar na Etec. Também estabelecemos parcerias com empresas que depositaram sua confiança na instituição e, com isso, os resultados começaram a aparecer. A prefeitura de Ituverava também sempre acreditou no potencial da Etec, portanto devemos a ela essa gratidão”, observa Marcelo Inácio Silva.

Etec de Ituverava dispõe de estrutura privilegiada

Ao longo dos anos, a Etec de Ituverava cresceu exponencialmente, passando de quatro para dezesseis habilitações ofertadas à comunidade. Dos 160 alunos no início da instituição, a escola tem atualmente 820 alunos, divididos em vinte e uma turmas e já colocou no mercado de trabalho mais de 2.030 formandos.
De seis tímidas salas de aula e seis laboratórios, a instituição ampliou o espaço escolar e passou a contar com nove salas de aula, sete laboratórios, uma sala multiuso, uma biblioteca com trinta e um computadores e todos os ambientes pedagógicos climatizados. Atualmente, a equipe escolar é formada por onze servidores administrativos, cinquenta e seis professores, seis vigilantes, dois estagiários e dois funcionários de limpeza.
“Entendo que a Etec representa para o município uma Escola Pública com qualidade de ensino e com boas condições de trabalho, tanto para os servidores administrativos, quanto para os professores. Considero importante que a formação técnica gratuita ofereça oportunidades ímpares para pessoas que necessitam, o que resulta em melhores condições de vida”, afirma o diretor.

Referência em ensino e qualidade

Marcelo Inácio Silva ressalta que Ituverava sempre foi referência na Alta Mogiana, na área de educação. “A Etec veio somar com as escolas e educadores do município com a oferta de um ensino técnico gratuito, que é focado em um trabalho unido entre coordenador pedagógico, coordenadores de curso e professores, visando o desenvolvimento de competências e habilidades”, afirma.
“Essa linha de trabalho resulta no desenvolvimento de projetos e aulas práticas, que estimulam os alunos com foco em sua área de formação técnica. Os professores possuem excelentes currículos e promovem a interação com os alunos, aumentando a participação e aprendizagem nas aulas. Nossos projetos pedagógicos também abrangem uma linha interdisciplinar em cada curso, focada nas necessidades do mercado profissional. Creio que essa forma, contribuí para estreitar o relacionamento entre escola e aluno, fazendo com que fiquem mais próximos do ambiente escolar”, ressalta.

Escola oferece vários cursos com ensino de alta qualidade

A Etec de Ituverava oferece os cursos de Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Farmácia, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Serviços Jurídicos, Ensino Médio Regular, Etim com Desenvolvimento de Sistemas, Etim com Meio Ambiente, Etim com Informática, NovoTec com Recursos Humanos e NovoTec com Serviços Jurídicos.
“No meio do ano, vamos realizar um vestibulinho para os cursos técnicos noturnos de Serviços Jurídicos, Administração e Desenvolvimento de Sistemas”, destaca Marcelo Inácio.
“Neste ano, nosso intuito é trabalhar para manter o grau de qualidade do ensino e cumprir todas as metas da instituição, frente aos cursos ofertados e desenvolvimento de projetos. Buscamos sempre de forma ativa, o aprendizado dos alunos e o prestígio da sociedade”, observa
Realização de um sonho
Marcelo revela que a comemoração de uma década da instituição tem um sabor especial para ele. “É um sonho realizado para mim. Foram muitos desafios e conquistas, que não seriam possíveis sem o apoio de toda a equipe, professores, funcionários, alunos, e daqueles que contribuíram com a escola desde a sua criação. Com certeza, estou muito feliz e realizado por participar desse momento”, completa o diretor.

Sonho realizado
A ex-primeira dama de Ituverava, Delfina Sanae Maeda Matsubara, representando o marido, Dr. Mário Takayoshi Matsubara um dos grandes prefeitos da cidade, fala sobre os dez anos da instituição.
“A instalação de uma ETEC para Ituverava foi um grande sonho do Mário Matsubara. Com muito esforço ele conseguiu concretizar e gerar belíssimos frutos e, ao longo desses dez anos criou uma nova geração de profissionais que elevam o nome da nossa cidade, por conta dos ensinamentos de alta qualidade oferecidos nessa instituição. Parabéns a todos que acreditam nesse trabalho e que esses anos se multipliquem sempre mais”, ressalta Delfina.

Elogio

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, que não pode estar presente no evento, enviou um discurso, que foi lido por sua representante, a secretária da Educação, Benedita Maria Barbosa Paschoim.
“Parabéns à Etec Professor “José Ignácio Azevedo Filho” pelos 10 anos de existência, não só por formar e capacitar alunos mas, também, por incentivar cidadãos melhores. Parabenizo também, na pessoa da senhora Delfina Maeda Matsubara, o prefeito da época Dr. Mário Matsubara, que não mediu esforços para que a ETEC em Ituverava se tornasse uma realidade”, afirmou.