Em Ituverava 15% crianças ainda não foram vacinadas conta poli e sarampo

Vacinas ainda estão disponiveis nos postos de saúde do Município

Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que teve início dia 4 de agosto, foram vacinadas 1.440 crianças em Ituverava.
De acordo com o Ministério da Saúde, o público alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo e a Poliomielite são crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias. No município devem receber a vacina 1691 das 1.781 crianças, porém a meta ainda não foi atingida, faltando 251 crianças. Das 1.440 crianças vacinadas; 337 têm 1 ano; 357 – 2 anos; 395 – 3 anos e 351 – 4 anos. Esse número compreende 80,85% do público-alvo.
Segundo a Assessoria da Prefeitura de Ituverava, apesar dos números, ainda não há nenhum posicionamento do Ministério da Saúde quanto a prorrogação da campanha, que terminaria ontem, sexta-feira, 31 de agosto. No entanto, os pais ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos para serem vacinados, podem procurar uma das Unidades de Saúde do município.
Para atingir a meta, a Secretaria da Saúde promoveu dois “Dias D” da campanha, 4 e 18 de agosto, quando as Unidades de Saúde do município ficaram abertas das 8h às 17h.
Em Ituverava, a campanha está sendo realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, com apoio do Rotary Club de Ituverava.

Conscientização
Além disso, as equipes das Unidades de Saúde desenvolvem um trabalho de conscientização junto às famílias que têm crianças que fazem parte do público-alvo, a importância da vacina.

Rotary Club

Em todo o país, a vacinação contra a poliomielite é apoiada pelo Rotary Club. Desde 1929, o Rotary Internacional atua na luta contra a doença e foi o responsável pelo fornecimento da vacina no Brasil.
Atualmente a responsabilidade da distribuição é do governo federal, mas a entidade continua realizando o trabalho de conscientização sobre a poliomielite.