Em uma semana Ituverava registra mais de 30 casos confirmados de Covid-19

Só na terça-feira, 7 de julho, a cidade apresentou 15 novos casos da doença, sendo o recorde de casos por dia no município

Ituverava teve a semana com o maior número de casos confirmados do novo coronavírus. Entre a sexta-feira retrasada, 3 de julho, e a última sexta-feira, 10 de julho, o município registrou 34 novos casos de Covid-19. Só na terça-feira, 7 de julho, foram 15 casos positivos da doença, sendo o recorde de casos por dia no município. Segundo dados do Boletim Epidemiológico, divulgado dia 10 de julho pela Prefeitura, Secretaria da Saúde e Vigilância Epidemiológica, a cidade já registrou 76 casos de Covid-19 e 37 pacientes já foram recuperados da doença, e um paciente veio a óbito.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, além dos 34 resultados positivos de Covid-19 recebidos nessa semana, o município também recebeu 57 resultados negativos, que, hoje, totalizam 187 exames negativos. Atualmente, o município aguarda 59 resultados, de pacientes que colheram o exame, e que é analisado pela Instituto Adolfo Lutz, e por outros laboratórios credenciados pelo Governo do Estado de São Paulo.

Número de notificações segue em crescimento
O número de notificações também continuou evoluindo nessa semana passando de 1.053 para 1.354, ou seja, um aumento de 301 pacientes que estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.
Das 1.354 notificações, 409 já foram descartadas, por apresentarem melhora no quadro clínico e 623 estão sendo monitorados, por apresentarem sintomas gripais, mas não se enquadrarem nos protocolos para a coleta do exame.

Ocupação máxima de leitos de UTI
Infelizmente, Ituverava permaneceu com 100% dos leitos de UTI Covid ocupados nessa semana. Ou seja, todos os 10 leitos disponíveis estão ocupados por pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. Essa situação é alarmante em toda região, pois assim como Ituverava, a cidade de Franca também se encontra com todos os leitos ocupados. Até o dia 10 de julho, havia apenas dois pacientes de Ituverava internados na Ala Covid-19 da Santa Casa de Ituverava. Os dois estavam na ala da Enfermaria, sendo um suspeito e o outro confirmado para Covid-19.
Já em relação aos pacientes de outras cidades da região, haviam dois pacientes internados na ala da Enfermaria da Santa Casa, um suspeito e um positivo e 10 internações na UTI da Santa Casa (um suspeito e nove positivos). No Hospital São Jorge não havia registro de paciente internado.

Respeite as recomendações
A Prefeitura, a Secretaria da Saúde, e a Vigilância Epidemiológica, seguem reforçando para que a população ituveravense redobre os cuidados no enfrentamento da pandemia de Covid-19, pois há transmissão comunitária no município.
O novo coronavírus está em circulação e, por isso, é fundamental que a população só saía de casa quando necessário, e sempre fazendo o uso das máscaras de proteção. Além disso, quando sair, evite locais com aglomerações e faça sempre o distanciamento social de no mínimo 2 metros entre pessoas.
Esse é um momento delicado, onde a população deve seguir todas as recomendações, o que inclui não realizar festas ou encontros com familiares e amigos, e adotar todas as medidas de higiene necessárias.

Alerta
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan fala sobre a situação da Covid-19 em Ituverava. “Infelizmente, nessa semana, os casos continuaram a disparar no município. O coronavírus está circulando entre nós. Há um aumento significativo dos casos em Ituverava e em toda região, e, por isso, estamos todos em alerta. Mais do que nunca, a população deve compreender e respeitar todas as recomendações, para proteção de toda a cidade”, afirma.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado solicita o apoio da população. “Estamos vivendo um momento delicado, onde a curva de casos de Covid-19 em Ituverava está aumentando. Por isso, peço mais uma vez o apoio de toda a população ituveravense, para que evite aglomerações, adote todas as medidas de higiene, e sempre saía de máscaras. São atitudes simples, mas que auxiliam no enfrentamento da Covid no município”, alerta a prefeita.