Um estudo do programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2018 apontou um aumento do empreendedorismo por oportunidade no Brasil. Entre os novos empreendedores brasileiros, mais de 60% disseram que abriram o próprio negócio por terem identificado uma oportunidade de mercado.
É o melhor resultado desde 2014 e mostra um aumento gradativo ano após ano, segundo a pesquisa. Um dado que também chama a atenção é o crescimento do público jovem entre os novos empreendedores: de 2017 para 2018, a participação de pessoas de 18 a 24 anos subiu mais de 17%, considerando o número total de empreendedores.
Aos 26 anos, o catarinense Lucas Roslindo é um exemplo entre os jovens que buscam um lugar de destaque no mercado. Desde 2017 à frente da área comercial e de promoção do La/Belle Luxury Seafront, beach club com conceito premium, Lucas vem firmando seu nome na concorrida cena eletrônica de Balneário Camboriú (SC).
Começou, por diversão, a assinar lista de convidados para casas noturnas, mas foi quando passou a trabalhar para o Grupo La/Belle que sua carreira deslanchou. Bem relacionado e carismático, o promoter ganhou espaço junto aos sócios do clube e por lá diversificou funções.
Recentemente o promoter assimilou ainda mais um ofício: o de DJ. Após anos ouvindo grandes artistas tocarem, Lucas poderá ser visto neste verão em ação também nas picapes. A notícia mais recente e inédita, porém, na carreira de Lucas é a estreia do La/Belle Praia Brava, que terá Lucas como sócio-proprietário, ao lado dos empresários Neto Mafra e Jordana Harger.
Movimentação
O ramo do entretenimento movimentou mais de R$17 bilhões em 2018. Um levantamento feito pelo Sebrae, em abril, mostrou, no entanto, que a pandemia do coronavírus afetou 98% do mercado de eventos. O impacto provocado pela Covid-19 fica evidente, segundo o órgão, observando o faturamento do setor.
Em comparação ao mês de abril do ano passado, grande parte dos entrevistados acreditavam na redução de pelo menos 76% do faturamento em abril de 2020. “Em um ano de pandemia e retração, tomamos o caminho inverso e estamos investindo firmemente em nosso segmento, através do La/Belle Praia Brava”, ressalta Lucas.
Números
Segundo o IBGE, até julho deste ano 716 mil empresas fecharam as portas no Brasil. Neste contexto, novas apostas empresariais fomentam a esperança de que dias melhores virão em 2021. Um jargão que nunca sai de moda entre os empreendedores diz que a atitude de uma pessoa determina sua altitude. A frase vale para os negócios e para a vida.