Entenda como funciona e quais são as vantagens do roteador dual band

Por utilizarem um padrão Wi-Fi mais moderno, aproveitando melhor as frequências de comunicação, os roteadores dual band AC permitem o tráfego de mais informações no mesmo período de tempo na comparação com as redes que operam somente em 2,4 GHz. Só aí você já percebe uma diferença significativa em relação à experiência obtida com o padrão mais antigo.

Além desse aspecto, os equipamentos capazes de operarem nas redes de quinta geração (ou Wi-Fi 5) diminuem a disputa de espaço no espectro eletromagnético com outros aparelhos da casa — ou com o roteador do seu vizinho, no caso de prédios ou regiões densamente povoadas. Há mais que o dobro de canais disponíveis (23 contra 11) e a possibilidade de haver dispositivos causando interferência mútua diminui significativamente.

A escolha correta de um roteador dual band AC pode transformar completamente a experiência de navegação na sua casa, permitindo explorar todo o potencial da conexão contratada por você e estender isso aos outros usuários, inclusive por meio da criação de redes Wi-Fi exclusivas para visitantes. 

Os modelos mais modernos desse tipo de dispositivo permitem inclusive o gerenciamento completo da rede por meio de um aplicativo para smartphone, eliminando a necessidade de conhecimentos técnicos aprofundados para realizar configurações simples — e fundamentais para a sua segurança e da sua família.

Novo aparelho

Se você procura um novo aparelho, não abra mão dessa tecnologia, já que com o tempo a tendência é que mesmo áreas em que existem poucas redes acabem ficando mais poluídas. É fácil de identificar produtos dual-band pela classificação 802.11ac, o chamado Wi-Fi de quinta geração.

Um ponto positivo é que, hoje, roteadores dual-band não são mais tão  caros. Há uma grande quantidade desses aparelhos disponível no Brasil por preços na casa dos R$ 200. Entre os bons modelos estão: TP-Link Archer C20, D-Link DIR 809, Belkin F9K1102 N600 DB, Multilaser RE075 e Linksys E2500BR.

Vale lembrar que não adianta ter um roteador dual band em casa se os seus equipamentos não operam no Wi-Fi 802.11ac. Pode parecer estranho, mas ainda é relativamente comum encontrar computadores que funcionam apenas com Wi-Fi de 2,4 GHz. Um exemplo significativo é o PS4: o console da Sony é bastante prejudicado por essa limitação, já que compromete downloads e jogos em rede.