Equipes de Futsal e Damas são destaques na fase final do Estadual do JEESP

Termina neste domingo, 20 de outubro, a Fase Final Estadual da categoria infantil dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), disputada na cidade de Presidente Prudente. O evento é uma inciativa da Secretaria de Esportes do Estado, onde foram disputadas oito modalidades: atletismo, basquete, damas, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
Competindo com atletas com idades entre 14 e 16 anos, de 15 regiões administrativas Ituverava mostrou, mais uma vez, seu potencial no esporte, mesmo não se classificando para representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, competição de âmbito nacional que, neste ano, ocorrerá em Blumenau, em Santa Catarina, entre 16 e 30 de novembro.

Justino
Após intensas disputas, a equipe masculina de Futsal da Escola Estadual “Capitão Antônio Justino Falleiros” encerrou a sua participação com uma ótima colocação na competição estadual. A equipe ficou em sétimo lugar, entre as 16 melhores do Estado.
O time dirigido pela professora Simone Raiz Coelho Brunelli, com apoio do auxiliar técnico, Fernando Silva, é formado pelos alunos: Valter Benotti N. Júnior, Maickon Oliveira Florêncio, Ryan Oliveira Pereira, Sérgio Augusto R. Júnior, Leonardo G. R. Lopes, Lúcio V. Godinho Cruz, Marco Antônio S. Menezes, Pedro Lucas M. Gomes, Gesiel Maciel dos Santos, Micael Aguilar Camilo, Carlos Henrique Souza, Ian Henrique Marcelino, Gabriel Ferreira Assed e Leonardo Alves Ferreira.

Damas
A equipe de Damas assegurou a 4º posição, com as alunas Amanda Ynamaia Oliveira de Araújo, Kamily Lourdes Almeida do Carmo, Marília Eduada Tiusso Santana e Franciely de Sousa Silva.

Etec Ituverava
No Tênis de Mesa, a delegação ituveravense não conquistou ouro, porém ficou bem colocada. A aluna Clara Rabelo de Oliveira, da Etec Prof. “José Ignácio de Azevedo”, conquistou o 4º lugar na categoria individual. Já na disputa por equipes masculino e feminino, Ituverava terminou em 10º lugar. Na categoria xadrez, a aluna Harumi Inada Ferreira de Sousa ficou na 10ª colocação, e a equipe masculina de Damas, defendida pelos alunos Kaio Rodrigues Figueiredo, Rember Costa Suavinha e Matheus Henrique Simpliciano Ferreira, terminou em 13º lugar.

Formação do cidadão

A professora Simone Raiz Coelho Brunelli, faz uma análise sobre a atuação das equipes na competição. “Ter a oportunidade de competir em mais uma edição do JEESP é sempre muito gratificante”, afirma.
“Poder proporcionar esses momentos de trocas de experiências aos alunos, levar as principais vertentes do esporte com seus aspectos distintos, como vitórias, derrotas, conquistas, decepções e, principalmente, vivenciar situações do esporte de alto rendimento, são fatores essenciais que contribuem para a formação de cidadãos íntegros e conscientes”, completa a educadora.

São Benedito da Cachoeirinha volta a ter bom desempenho em JEESP

Também terminou a competição em posição de destaque a equipe masculina de Futsal da EMEF “Trajano Francisco Borges” de São Benedito da Cachoeirinha, que ficou na oitava colocação, figurando entre as 16 melhores do Estado. É a quinta vez consecutiva, que a equipe disputa a Fase Final do JEESP. A equipe treinada pelo professor de Educação Física da escola, Marcelo Luís Ribeiro, com apoio do professor João Donizete de Almeida, é formada pelos alunos: Claudinei Rodrigues, Anthony Eward Teixeira Luz, Matheus Soares Morais, Washington Quintino Moreira, Carlecy Silva de Oliveira Júnior, Carlenilson Melo, João Pedro Cardoso, Kauê Santos Silva, Matheus Araújo, Wilton Gabriel Godinho, Marcio Rodrigues, Herlon Gabriel Polidoro, Ray Teixeira e Jonathan Henrique.

Resultado
O professor João Donizete Almeida, que acompanhou a equipe nas disputas, fala sobre o resultado. “Acredito que o trabalho realizado na escola de São Benedito da Cachoerinha, juntamente com a diretora Lidiane Cristina de Andrade Antonini Marra, foi muito importante e contribuiu para o desempenho dos alunos no JEESP”, disse Almeida.
“Ter chegado tão longe, pela quinta vez, nessa fase da competição agrega muito na carreira e na formação do atleta e serve de exemplo para os outros alunos”, afirma.

Falta de incentivo
Almeida também ressalta que a falta de incentivo, é um dos fatores que tem impedido a equipe de trazer o maior troféu da competição. “Ainda falta vencer muitos obstáculos, inclusive relacionados à estrutura, para que os alunos possam competir a nível de igualdade de outras equipes que, muitas vezes, recebem incentivos e patrocínio de grandes empresas, autoridades, etc.”, observa.
“Sabemos das dificuldades que a Prefeitura enfrenta, mas tenho certeza que, futuramente, o trabalho desses alunos será reconhecido por alguém que poderá patrocinar a equipe, e possibilitar que os alunos possam disputar uma final nos Jogos Escolares”, completa João Donizete Almeida.