Estação do Corpo de Bombeiros de Ituverava atende cerca de 146 ocorrências mensais

O comandante da Estação do Corpo de Bombeiros em Ituverava, Clóvis Alves da Silva Júnior e equipe

A instalação do Corpo de Bombeiros foi uma das maiores conquistas de Ituverava nos últimos tempos

O estado de São Paulo tem enfrentado as consequências provocadas pelas queimadas que atingiram o território paulista nos últimos dias.
A Defesa Civil estadual informou na segunda-feira, 26 de agosto, que todos os focos de incêndio haviam sido extintos.
Mesmo assim, 48 municípios ainda estavam em alerta máximo por causa dos eventos climáticos.
Diante do atual cenário, ter uma Estação do Corpo de Bombeiros instalada na cidade, próxima das regiões afetadas faz toda a diferença, para ajudar a controlar o fogo e evitar que as chamas avancem.
Além de promover um avanço significativo para a segurança pública da região, a Estação do Corpo de Bombeiros instalada em abril deste ano em Ituverava, tem tido um papel significativo não apenas nos últimos acontecimentos, mas no atendimento de diversos outros tipos de atendimentos.

Ocorrências
Desde a sua instalação na cidade, a estação realiza, em média, cerca de 146 ocorrências mensais, que variam entre incêndios urbanos e florestais, resgates em acidentes de trânsito, até salvamentos aquáticos e em altura.
O número que evidencia a importância da implantação da corporação no município, que foi, sem dúvidas, foi uma das maiores conquistas de Ituverava nos últimos tempos.
O comandante da Estação do Corpo de Bombeiros em Ituverava, o 3º sargento e engenheiro mecânico – Clóvis Alves da Silva Júnior, destaca que o feedback da população acerca do trabalho desenvolvido pela base, tem sido positivo e estimulante.
“Desde que a estação chegou a Ituverava, temos garantido uma resposta rápida e eficiente às emergências, reforçando a proteção da comunidade local e das cidades vizinhas”, afirma.

Reconhecimento
“Recebemos constantes manifestações de agradecimento da população e da sociedade em geral, que reconhecem e valorizam o comprometimento, a técnica e a dedicação exemplar dos nossos profissionais”.
“O reconhecimento da comunidade é um reflexo direto do nosso esforço contínuo em servir com excelência”, afirma o comandante.

Atendimento marcante
Entre as diversas ocorrências atendidas, pode se citar a série de incêndios em vegetação ocorrida no interior de São Paulo nos últimos dias, como a missão mais desafiadora até o presente momento.
“Embora seja difícil destacar uma única ocorrência, a grande quantidade de incêndios em vegetação natural que ocorreu no último final de semana foi particularmente desafiadora”, lamenta.
“Esses eventos exigiram um esforço coordenado de toda a nossa equipe, juntamente com o apoio e profissionalismo da Defesa Civil, da Polícia Rodoviária, das Usinas e empresas da região e demais órgãos responsáveis evidenciando a importância do preparo e da prontidão constante”, destaca.
Ele aponta que, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nas últimas 48 horas, o estado de São Paulo registrou 307 focos de incêndio.
“Esses números alarmantes ressaltam a urgência de medidas preventivas e a necessidade de conscientização sobre os riscos associados às queimadas”, observa.

Orientações à população
Para a população em geral a recomendação é a de que ao avistar um foco de incêndio ou fumaça em grande intensidade, deixe o local imediatamente e abrigue-se, além de informar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).
O comandante Clóvis também orienta que a população evite áreas com alta concentração de fumaça, pois por ser tóxica, pode causar sérios problemas respiratórios.
“Além disso, é fundamental que todos se conscientizem sobre a prevenção de queimadas, como evitar o uso de fogo em áreas de vegetação”.
Ele também ressalta a importância de se procurar atendimento médico, sempre que perceber algum sintoma respiratório.
“Se houver contato próximo a áreas de queimada e surgirem sintomas como falta de ar, tontura ou dor de cabeça, é imprescindível procurar atendimento médico imediatamente”, enfatiza o comandante.

Serviço

Localizada ao lado do Batalhão da Polícia Militar, no Alto da Estação, a Estação do Corpo de Bombeiros de Ituverava opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo presença contínua e constante para atender às necessidades da comunidade a qualquer hora.
A base conta com uma equipe formada por 13 militares altamente capacitados, que passam por treinamento contínuo para estarem sempre prontos para agir em qualquer situação de emergência.
Além de Ituverava, a base atende aos municípios de Igarapava, Aramina, Guará e Miguelópolis, prestando serviços essenciais que vão desde o combate a incêndios até operações de salvamento.

Como acionar

O serviço deve ser acionado pelo telefone 193. Além disso, também é possível entrar em contato com a base através do aplicativo “Bombeiros Emergência”, disponível para download.
“A preparação e a especialização da nossa equipe são essenciais para garantir a segurança e o bem estar da população”, destaca o 3º sargento e engenheiro mecânico – Clóvis Alves da Silva Júnior Clóvis comandante da Estação do Corpo de Bombeiros de Ituverava.