O principal destino dos calçados brasileiros no exterior segue sendo os Estados Unidos.
Nos quatro primeiros meses do ano, a indústria nacional embarcou para lá 3,47 milhões de pares, que geraram US$ 71,9 milhões.
Mesmo com as quedas de 9,7% em volume e de 4,3% em receita na relação com o mesmo ínterim de 2023.
Mais caro
A boa notícia é de que o preço médio do produto embarcado para os Estados Unidos teve um aumento de 6% no período (para US$ 20,70) em relação ao ano passado, o que indica que a indústria está embarcando calçados com maior valor agregado para o varejo norte-americano.
Em grave crise econômica, a Argentina segue sendo o segundo destino do calçado brasileiro no exterior.
Entre janeiro e abril, foram embarcados para o país vizinho três milhões de pares por US$ 62 milhões, quedas de 39,2% e de 24,9%, respectivamente, ante o mesmo intervalo de 2023.
A boa notícia, assim como aconteceu com o produto embarcado para os Estados Unidos, é o aumento do preço médio do calçado, de 23,5% (para US$ 20,52).
Espanha
No terceiro posto entre os destinos do produto verde-amarelo no exterior aparece a Espanha.
No período, os espanhóis importaram 5,55 milhões de pares brasileiros por US$ 14,2 milhões, quedas de 26,2% e 25,8%, respectivamente, ante o mesmo período de 2023.
Fonte: https://www.jornaldafranca.com.br