Estratégias de combate à dengue continuam na cidade e distritos

É importante verificar pneus velhos para prevenir focos do mosquito da dengue

Profissionais continuam atuando por meio de visitas, orientações à população, eliminação de focos do mosquito, entre outras ações

Com objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Ituverava, através Secretaria Municipal da Saúde e da Vigilância em Saúde, segue reforçando o trabalho de combate à Dengue, mantendo uma rotina intensa de ações preventivas mesmo durante os dias mais frios, quando a atenção costuma diminuir, mas o risco da doença permanece.
As equipes da Vigilância em Saúde continuam atuando na cidade e distritos, por meio de visitas às residências, orientações à população, eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, e o acompanhamento constante dos locais com maior vulnerabilidade de infestação.

Prevenção
Entre as principais medidas de prevenção realizadas estão visitas domiciliares para orientação e eliminação de criadouros; monitoramento do método M.I Aedes, com a utilização de mais de 150 armadilhas espalhadas pela cidade para detectar a presença do mosquito e produzir relatórios semanais precisos.
Também estão entre as ações, vistorias semanais em pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, terrenos baldios e locais com histórico de infestação e campanhas educativas e mobilização da população, com foco em ações simples que fazem a diferença na prevenção.

Dengue também se combate no inverno
A Secretaria da Saúde reforça que o combate à Dengue deve continuar o ano todo, mesmo em temperaturas mais baixas, locais com água parada continuam oferecendo risco para a reprodução do mosquito.
A pasta também enfatiza a importância da participação ativa da população, que é fundamental para o sucesso das ações.
Cuidados essenciais que todos devem manter: tampar caixas d’água, cisternas e poços; eliminar água acumulada em calhas, vasos de plantas e recipientes; guardar garrafas de cabeça para baixo e em local coberto.
Também é importante lavar com frequência vasilhas de alimentação de animais e bandejas de geladeiras e ar-condicionado; manter piscinas limpas, com cloro e cobertas; não acumular pneus ao ar livre, entre outros.

O que fazer em casos de sintomas da doença

Em caso de sintomas suspeitos de Dengue, como febre alta, dores no corpo, manchas na pele, entre outros, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
O diagnóstico precoce e a notificação adequada são essenciais para o controle eficaz da doença.