
Carlos Fernandes, que participou da Dança dos Famosos, falou sobre os benefícios da dança para a saúde mental
A Etec “Professor José Ignácio Azevedo Filho” na segunda-feira, 30 de setembro. finalizou, em grande estilo, sua programação especial em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
De acordo com a direção da escola, por meio da programação, a Etec se propôs a mostrar que os estudantes não estão sozinhos e que suas vidas são extremamente valiosas.
O evento foi encerrado com uma palestra proferida pelo renomado bailarino e coreografo Carlos Fernandes, um dos professores que já marcou presença no palco do Domingão do Faustão, em um dos quadros de maior sucesso do programa, a Dança dos Famosos.
Na ocasião, o palestrante falou sobre como a dança pode ajudar a melhorar a saúde mental e o bem estar emocional.
“Foi muito bacana receber o convite para essa palestra. Em todo evento que realizamos nunca sabemos o que vamos encontrar”, afirma.
“Então, não costumo levar nada muito pronto, como trabalho com a galera no tête-à-tête, prefiro sentir primeiro o ambiente e a vibração da plateia, e essa galera tinha uma energia explosiva. Aos poucos todos forem se soltando e foi muito bacana”, disse o coreógrafo.
Trabalho impar
“A dança faz um trabalho ímpar, oferece uma variedade de benefícios para a saúde mental, é totalmente diferente de fazer musculação, ginástica, pilates, ioga, claro, não desmerecendo nenhuma dessas modalidades”.
“A saúde corporal entra nessa linha. A saúde mental, eu trabalho com música. A música resgata muitas coisas do passado”, destaca Fernandes.
Oportunidade
Ele ainda agradeceu ao convite da Etec. “Agradeço a Etec de Ituverava e a todos os envolvidos por essa oportunidade”.
“Foi muito bem recebido desde o momento que pisei em Ituverava até a chegada a Etec”, ressalta.
“Não esperava uma recepção tão calorosa, fui registrando todo o meu trajeto para ir mostrando as pessoas que me seguem e, sem dúvida, foi uma experiência única”, completa o coreografo Carlos Fernandes.
Ações
A programação desenvolvida ao longo do mês que incluiu rodas de conversa, palestras motivacionais com especialistas na área de saúde mental e apresentações artísticas preparadas pelos próprios alunos, promovendo a promoção do diálogo e o engajamento emocional.
O Profissional
De família de dançarinos, Carlos Fernandes iniciou sua carreira profissional com apenas sete anos de idade, em 1988, na cidade de São Paulo.
O coreógrafo teve várias influências de renomados profissionais no mundo da dança, como: Maria Antonieta, Celso Vieira, Alexandre Marino, Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa, Álvaro Reys, Daniel Olivedo, Omar Forte, entre outros.
Na sua trajetória, ele aproveitou oportunidades de trabalho internacionais para aprimorar os ritmos específicos de cada país. Residiu em diversos países como Itália, Portugal, Caribe, Emirados Árabes e Argentina, ministrando aulas e apresentando shows.
Participou de vários campeonatos internacionais de dança e tem sido destaque nos campeonatos com samba de gafieira e dança de salão.
Reconhecido pelo seu profissionalismo e dinamismo, pulveriza seu trabalho em várias cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.