
Entre as ações estão roda de conversas, palestras e apresentação da Banda Sinfônica de Ribeirão Preto
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo.
No Brasil, a situação também é preocupante: segundo o Ministério da Saúde, o número de suicídios entre jovens aumentou em 24% nos últimos anos.
Além disso, estima-se que 32 pessoas cometam suicídio por dia no país, o que reforça a necessidade urgente de ações de conscientização e prevenção
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional voltada para a conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
Criada em 2015, a iniciativa tem o objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde mental e de oferecer apoio emocional às pessoas em situação de vulnerabilidade, mostrando que sempre há alternativas e esperança.
Conscientização
Na terça-feira, 10 de setembro, foi celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e para reforçar a campanha Setembro Amarelo, nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS), o mês de setembro será dedicado a atividades voltadas à saúde mental, em um esforço coordenado para gerar visibilidade, acolhimento e apoio a toda comunidade escolar.
A Etec “Professor José Ignácio Azevedo Filho” aderiu a iniciativa e preparou uma programação especial, para que seus alunos se sintam reunidos e apoiados, incentivando-os a falar abertamente sobre suas questões emocionais e possíveis problemas.
Segundo a direção da escola, devido ao cenário alarmante, a Etec se propõe a mostrar que os estudantes não estão sozinhos e que suas vidas são extremamente valiosas.
Ações
A programação incluirá rodas de conversa, palestras motivacionais com especialistas na área de saúde mental e apresentações artísticas preparadas pelos próprios alunos, promovendo a promoção do diálogo e o engajamento emocional.
“As atividades foram planejadas para fortalecer o apoio emocional dentro da escola, mostrando que há sempre alguém disposto a ouvir e ajudar”, afirma o diretor da Etec de Ituverava, Leandro Rondado.
Entre as ações também está uma roda de conversas que acontecerá na próxima terça-feira, 17 de setembro, com as profissionais Helena Piai, médica especialista em Psiquiatria e Ana Paula Martins, neuropsicóloga.
Banda Sinfônica de Ribeirão Preto
No dia 18, haverá apresentação da Banda Sinfônica de Ribeirão Preto. Os dois eventos acontecerão às 19h, no salão da AFMI.
As atividades serão encerradas no dia 30, com uma palestra motivacional proferida pelo coreogafo Carlos Fernandes. O evento será realizado na Etec.
Segundo Rondado, a Etec reafirma seu compromisso com o bem estar dos alunos, criando um ambiente acolhedor e sensível às suas necessidades.
“O objetivo é, sobretudo, conscientizar sobre a importância de falar abertamente sobre sentimentos, prevenindo assim problemas maiores e reforçando a ideia de que a vida merece ser vivida”, observa o diretor da Etec de Ituverava.
