O tema principal foi as atletas olímpicas, suas histórias inspiradoras e notáveis conquistas nos Jogos Olímpicos
Na última semana, a Etec “Professor José Ignácio de Azevedo Filho” realizou a Semana Paulo Freire, um evento anual que tem se destacado, não apenas por sua integração entre as turmas, mas também por trazer novos aprendizados e valorização de conquistas significativas.
Patrono da Educação no Brasil, estudado e reverenciado em várias partes do mundo, Paulo Freire é lembrado pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), tradicionalmente no mês de maio, com atividades que estimulam a criatividade, a cultura e o pensamento crítico dos estudantes.
Neste ano, a semana teve como tema as atletas olímpicas, suas histórias inspiradoras e notáveis conquistas nos Jogos Olímpicos.
O objetivo foi valorizar as conquistas das mulheres no cenário esportivo olímpico, estudando suas trajetórias e compreendendo os princípios que as levaram a conquistar medalhas de ouro em suas modalidades.
Entre as atletas que foram verdadeiras heroínas do esporte nacional estão: Maurren Maggi – Atletismo, que conquistou o ouro em 2008; Rafaela Silva – Judô, campeã olímpica em 2016; Ana Marcela Cunha – Natação em águas abertas, que brilhou nos Jogos de 2020 e Rebeca Andrade – Ginástica Artística, também vitoriosa nos Jogos de 2020.
Programação
Durante a semana, os alunos mergulharam nas histórias dessas atletas, estudando, não apenas suas habilidades físicas e técnicas, mas também os princípios de cada esporte, dificuldades e a resiliência necessária para alcançar o sucesso olímpico.
Palestras inspiradoras, apresentações musicais e a tradicional gincana fizeram parte da programação do evento, promovendo a integração entre os alunos e reforçando a mensagem de empoderamento feminino.
“Foi uma oportunidade única de compreender o Olimpismo, a participação feminina, as vitórias e inestimáveis conquistadas nas Olimpíadas”, afirma o diretor da Etec, Leandro Rondado de Souza.
“Além do estudo das atletas e suas vitórias, a semana teve um objetivo ainda mais amplo: destacar a força e a capacidade feminina em todos os aspectos da vida”, explica.
Gincana solidária
Um dos momentos marcantes da semana foi a gincana solidária, que não só fortaleceu os laços entre os estudantes, mas também teve um objetivo social significativo.
Os alunos arrecadaram produtos de alimentação, que serão enviados ao Rio Grande do Sul para ajudar as comunidades necessitadas.
“Essa ação solidária reflete o compromisso da Etec, não apenas com a educação, mas também com a responsabilidade social e a solidariedade”, ressalta o diretor.
Ação solidária
De acordo com a direção da escola, a Semana Paulo Freire 2024 foi encerrada de forma brilhante com uma parceria exemplar entre a Etec, a empresa Brejeiro e a Usina Alta Mogiana.
A parceria inovadora consiste na troca de 2 litros de óleo usado por 1 litro de óleo novo ou 1 kg de arroz.
Todo o arroz e óleo arrecadado pela Etec em breve serão enviados para ajudar as comunidades do Rio Grande do Sul, demonstrando o poder transformador da união e da solidariedade.
“Assim, a Semana Paulo Freire deste ano não apenas celebrou as conquistas das atletas olímpicas e promoveu a integração entre os alunos, mas também inspirou a reflexão sobre o papel das mulheres na sociedade e reforçou valores essenciais de solidariedade, superação e empoderamento feminino”, completa o diretor da Etec, Leandro Rondado de Souza.