No evento foram apresentados vários projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo

A Etec Professor “José Ignácio Azevedo Filho” realizou entre os dias 30 de 31 de outubro, a FexTec – Feira de Exposição Tecnológica. O evento, que está em sua nona edição, consiste na apresentação de projetos de cunho tecnológico desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo.
Segundo os organizadores, a feira também foi uma oportunidade para a instituição divulgar os cursos que serão oferecidos no próximo semestre. “Principalmente, neste período que estamos com as inscrições abertas para o Vestibulinho para formar as turmas do próximo ano”, afirma o diretor da Etec, Marcelo Inácio da Silva.
Com a participação de cerca de 720 alunos, de 11 cursos, a feira gratuita exibiu apresentações musicais e de dança, e projetos técnico-científicos e culturais, voltados para à realidade local, nas áreas de conhecimentos com as turmas de Ensino Médio; saúde – curso Técnico em Farmácia; gestão – cursos técnicos em Serviços Jurídicos, Administração e Recursos Humanos; informação e comunicação – curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Informática e meio ambiente – curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio.
A FExTec, de acordo com Inácio, é caraterizada como uma metodologia acadêmica diversificada, ou seja, possibilita aos alunos novas perspectivas e descobertas relacionadas ao curso que estão fazendo. “Promovendo, dessa forma, um contato direto entre a formação técnica com o mercado de trabalho”, afirma o diretor.
Trocas de experiências
“A visita da população e das escolas, principalmente as municipais, permitiu trocas de experiências que se tornam inigualáveis do ponto de vista da aprendizagem. Nossos agradecimentos a direção e coordenação das EMEF’s “Humberto França”, “Professora Rosa de Lima”, Jardim Guanabara, “Moacir França” e “Trajano Francisco Borges” (São Bendito da Cachoeirinha) e EMEB “Professor Wanderit Victal Ferreira Alves”, da cidade de Jeriquara, por traz eram os alunos para conhecerem a nossa escola, participar dos projetos e trocar experiências”.
Segundo o diretor, o contato direto com o público reflete na desenvoltura dos alunos em sala de aula. “Percebo que, após a apresentação da FExTec, os alunos ficam mais desinibidos e participativos, com um comportamento que desperta mais interesse nas aulas e resulta em competências profissionais e sucesso acadêmico”, destaca Marcelo.
Agradecimento
“Agradeço à equipe de coordenação pelo trabalho realizado, aos professores que idealizam e orientam os projetos e, principalmente, aos alunos que desenvolveram e apresentaram com excelência as práticas educacionais a toda a comunidade”.
“Agradeço também aos grupos musicais da Etec e a Fanfarra Municipal Estudantil de Ituverava, coordenada pela professora Isabel Mota Machado (“Bebel”), que se apresentou com louvor na FExTec, demonstrando a importância da música na vida dos jovens. É gratificante ver a ascensão e reconhecimento da comunidade ituveravense, frente a qualidade dos cursos da Etec”, completa o diretor da instituição, Marcelo Inácio da Silva.
