A Câmara de Ituverava aprovou em sessão realizada na terça-feira, 1º de abril, o Projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Honra ao Mérito ao esportista e gráfico aposentado, Manoel Simão Moreira (“Nenê”), que atualmente reside em Ribeirão Preto.
O projeto é de autoria do vereador Marcelo de Oliveira Cirilo (“Kuru”), que, em sua justificativa, discorreu sobre a vida do homenageado, enaltecendo a sua trajetória.
“Manoel Simão Moreira, nascido no dia 3 de outubro de 1946, é filho de Sergino Simão Moreira e Antônia Vieira Moreira. Casou-se com Maria Aparecida Silva Moreira, com quem tem os filhos: Suzy Meire Silva Moreira, Everson Silva Moreira e Hellen Patrícia Silva Moreira”.
“Residente em Ribeirão Preto desde 1984, ele também é conhecido como “Nenê Cabeleira”, “Nenê do Paulistano”, “Nenê da Gráfica” ou “Nenê do Largo do Rosário”, destaca o parlamentar.
Carreira profissional
“Trabalhou em várias profissões desde criança, se destacando como gráfico”.
“Prestou serviços para jornais como Cidade de Ituverava, Folha de Ituverara e Folha de São Joaquim da Barra, sob direção de Muchir Miguel Francisco”, discorre.
“Junto com Cleso Barbosa da Silva (“Geleia”) fundou a Salto Belo Editora Gráfica em 1975, sendo responsável por diversas produções editoriais até 1º de maio de 1983, quando lançaram a primeira edição do Jornal O Progresso, periódico que hoje conta com 42 anos de circulação, sendo Manoel Simão Moreira como um de seus fundadores”, relata.
Ribeirão Preto
No texto, Kuru ressalta que no início dos anos 80, Nenê transferiu-se de Ituverava para Ribeirão Preto com a família, onde prestou serviços para importantes empresas gráficas, se profissionalizando no sistema de impressão off-set até se aposentar.
“Além de ótimo profissional, Nenê ajudou a formar profissionais nesta área, que prestaram e prestam serviços no município de Ituverava e região”, conta o vereador.
“Mesmo residindo em Ribeirão, Manoel Simão Moreira, o Nenê é lembrado sempre em Ituverava”, afirma.
Carreira no esporte
Pelo Clube Atlético Paulistano, Nenê foi goleiro, e jogou vários torneios e campeonatos amadores em tempos em que o esporte era muito disputado na cidade.
“Fez amigos não somente entre os companheiros de time, mas também entre os adversários por ser extremamente competitivo, mas principalmente pelo respeito e reconhecimento a todos”, elogia Kuru.
“Além de atleta, Nenê foi dirigente do CAP, formando gerações e incentivando jovens à prática esportiva”.
“As relações sempre culminavam com uma boa amizade que perdura até hoje e que, se mantem viva, graças a semente plantada e o alicerce edificando por pessoas como Manoel Simão Moreira e seus companheiros”, enfatiza.
“Através do grupo de WhatsApp, as gerações do Paulistano se mantém atualmente como uma família, realizando encontros em que Nenê comparece, prestigia e segue do mesmo modo quando comandava a equipe, com presença de seus familiares e motivando a estarem sempre juntos”.
HOMENAGEM
O vereador relata que, em um dos encontros, foi prestada uma merecida homenagem ao ex-goleiro Manoel Simão Moreira (“Nenê”),.
“Por tudo que ele fez ao time por amor, muitas vezes com recursos próprios ou solicitando ajuda de amigos e empresários”, pontua.
“O Paulistano era a equipe que representava o bairro Largo do Rosário e tinha seu campo, onde hoje está a rodoviária”.
“Até os dias atuais é considerado o maior time amador e que por mais tempo permaneceu competindo em Ituverava e outras cidades, inclusive representando a cidade em várias competições”, destaca Kuru.
“Por ser lembrado e mantido viva a sua memória, não somente de seu time, mas do esporte amador de Ituverava, este Poder Legislativo não poderia deixar de prestar esta justa homenagem aquele que é uma lenda viva do futebol de Ituverava”, elogia.
“Pessoa que deve inspirar outras para que um dia consigamos voltar a ver o nosso futebol amador brilhando em todos os bairros e, principalmente, por todo município e representando Ituverava nas diversas competições”, finaliza o parlamentar Marcelo Kuru.