Fafram e FFCL passarão a ser uma única instituição de Ensino Superior

Entrada do campus da Fafram já recebeu nova logomarca, que representa a unificação entre as faculdades

O objetivo da unificação é fazer com que a faculdade se transforme em um centro universitário

A Fundação Educacional de Ituverava deu um importante passo com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do Ensino Superior oferecido pela instituição, que já é conhecida em todo o país pela excelência de seus cursos.
Recentemente, iniciou-se o processo para que a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) e a Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram) se tornem uma única instituição – que seguirá com a marca FAFRAM – e terá um novo diretor, o professor Dr. Roberto Inácio Barbosa Filho (“Betô”).
Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, ele explica que a unificação ocorrerá para alcançar um novo patamar educacional, tornando a Fafram um Centro Universitário de excelência.
“A Fundação Educacional de Ituverava é mantenedora das duas instituições de Ensino Superior, que funcionam em campus independentes, mas com o mesmo propósito: oferecer educação de qualidade e inclusiva, compromisso que permanecerá com a unificação, que será pautada pela inovação, mas com compromisso de fidelidade ao histórico de sucesso da instituição”, afirma.

Objetivo
“O objetivo é alcançar um novo patamar educacional, pautado pela excelência, figurando entre as melhores instituições de ensino do país, com a manutenção do compromisso contínuo em oferecer educação de qualidade, mesmo diante das inúmeras dificuldades enfrentadas no período pós-pandemia do Covid-19”, ressalta.
Betô ainda lembra que, diferentemente de grande parte das instituições de Ensino Superior, a escola não se rendeu à tendência do mercado, imposta pelos grandes grupos educacionais, de sucateamento da educação por meio de baixa qualidade e preços, o que foge completamente aos princípios norteadores da FE, que prezam pela excelência educacional.
“É importante esclarecer que a unificação não tem como finalidade o encerramento da FFCL, mas tão somente a integração entre as faculdades, passando a existir uma única marca, que será a Fafram”, observa.
“Também é bom frisar que será mantida a manutenção de toda a estrutura existente, inclusive os cursos oferecidos, que permanecerão com o mesmo histórico de qualidade”, enfatiza.
“Todos os cursos atualmente oferecidos serão mantidos, além da abertura dos novos cursos. Além disso, a partir do próximo ano serão oferecidos diversos cursos de pós-graduação, para atender à demanda do mercado regional e nacional”, ressalta. (confira os cursos de cada campus no quadro abaixo)

Trajetória de sucesso

O Diretor destaca que a história da Fundação Educacional de Ituverava sempre foi marcada por inovação e crescimento, desde sua constituição em 1971, quando administrava a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL).
“Na década de 1980, devido a necessidade de suporte técnico-científico para sustentar o desenvolvimento agroindustrial da região, uma das mais ricas do país no setor do agronegócio, foi criada a Fafram, inicialmente com o curso de Agronomia”.
“O propósito era oferecer um ensino pautado pela excelência acadêmica e inclusiva, contribuindo com o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e socioeconômico nacional”, relembra Betô.
O novo diretor ainda anuncia importantes novidades.
“Para o próximo ano, grandes projetos estão sendo elaborados, com a abertura de novos cursos, como Psicologia e Biomedicina, e o avanço no grandioso projeto de abertura de um curso de Medicina”, observa.

Cursos de graduação oferecidos pela Fafram

Campus Centro
Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia

Campus Sítio das Acácias
Agronomia, Direito, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação e Enfermagem

Fafram pode se tornar um Centro Universitário após 37 anos de sucesso

Neste ano, a Fafram completou 37 anos de sucesso, sempre com a filosofia de manter um ensino de qualidade.
A unificação com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) projeta o futuro de instituição educacional para alcançar um novo patamar, tornar a Fafram um centro universitário.
“Assumi o cargo de Diretor neste semestre, o que é uma grande responsabilidade, que encaro com muito trabalho e dedicação. Toda minha carreira acadêmica foi construída na instituição, e tenho quase 20 anos de casa”, afirma.
“Concluí meu Doutorado em 2022, na UNESP – Campus Franca, e já possuía Mestrado e duas pós-graduações, além de experiência na área jurídica/administrativa e acadêmica”, completa o Diretor da Fafram, o professor Dr. Roberto Inácio Barbosa Filho (“Betô”).

Conselho e diretoria-executiva da Fundação Educacional de Ituverava quatriênio 2021/2025

Presidente: Roberto Inácio Barbosa
Vice-presidente: César Luiz Mendonça (in memoriam) Secretário do Conselho: Paulo César da Luz Leão

Diretoria-executiva da FE
Diretor-Executivo – Seandro Duarte Esteve
Vice-diretor – Luiz Miguel Ribeiro Moysés
1º Tesoureiro – José Antônio Jabur
2º Tesoureiro – Antônio Gonçalves Delgado
1º Secretário – Antônio Augusto de Castro Maciel
2º Secretário – Gabriel Souza Freitas
Procurador Jurídico – José Eduardo Mirandola Barbosa

Conselho Fiscal
Júlio Gustavo dos Santos
David Carrer Júnior
Thiago Pacheco Garcia dos Santos Pinto

O diretor da Fafram, o professor Dr. Roberto Inácio Barbosa Filho (“Betô”)