FE completa 47 anos em pleno crescimento

Instituição, que é uma das principais empresas da cidade, fez de Ituverava um polo regional de ensino

Fachada da Fundação Educacional

A última quinta-feira, 25 de janeiro, foi um dia muito importante para Ituverava. Nesta data, a Fundação Educacional de Ituverava completou 47 anos, em pleno desenvolvimento, considerada um polo regional de ensino de qualidade e uma das principais empresas da cidade.
A FE mantém a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), a Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), o Colégio Nossa Senhora do Carmo e o Colégio Van Gogh, totalizando mais de 4 mil estudantes. O ensino oferecido vai desde a Educação Infantil até a pós-graduação, com muita qualidade em todas as etapas.
Além disso, a FE está prestes a inaugurar a sua terceira instituição de Ensino Superior, a Fajob (Faculdade de São Joaquim da Barra), que oferecerá os cursos de Direto, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Pedagogia.
O prédio foi cedido em regime de comodato por 35 anos para FE com direito à permuta no final do contrato com a Prefeitura de São Joaquim da Barra. São 17 salas de aula, biblioteca, laboratórios, salas de diretoria, coordenação, reunião e quadra poliesportiva.
Os quatro cursos que funcionarão na Fajob serão nos períodos diurno e noturno, portanto, serão 100 novas vagas, além das que já são ministradas em Ituverava. A expectativa da FE é conseguir a aprovação do MEC (Ministério da Educação) para realizar o vestibular e iniciar as aulas ainda neste ano.
O novo campus também representa a expansão dos cursos, pois além das vagas nas instituições de Ituverava, a FE solicitou abertura de outras para a futura Fajob, que será mais um patrimônio da FE.

Polo em Aramina

Outro importante passo da FE foi dado na última semana, quando a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) firmou convênio com a Prefeitura de Aramina, para instalar na cidade um polo de Ensino à Distância (EAD).
As aulas terão início no próximo mês, quando começa o ano letivo, e estarão à disposição os cursos de graduação em Pedagogia, História e Geografia, além de diversos cursos de pós-graduação.
Através do EAD, os alunos poderão estudar em suas casas, no horário que preferirem. No entanto, podem utilizar o polo para receber orientações, fazer trabalhos e avaliações.
Através do convênio, o município de Aramina disponibilizará o prédio de uma escola pública (EMEF ‘Oswaldo Campos’) para montar o polo de EAD. Em contrapartida, a FFCL instalará uma incubadora de empresas na cidade e desenvolverá outras ações.

Instituições mantidas pela FE

  •  Colégio Nossa Senhora do Carmo-COC
    Local: Campus I (cidade)
    Cursos oferecidos: Educação Infantil (COC Junior), Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  •  Colégio Van Gogh – Anglo
    Local: Campus I (cidade)
    Cursos oferecidos: Educação Infantil (COC Junior), Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursos técnicos em Agropecuária, Edificações, Radiologia, Química, Meio Ambiente, Enfermagem e Segurança do Trabalho.
  •  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL)
    Local: Campus I (cidade)
    Cursos: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Historia, Letras, Matemática e Pedagogia (presencial e à distância)

Pós-graduação: “Brasil: Leituras do Século XX”, “Educação Especial”, “Educação Infantil”, “Educação Matemática”, “Fundamentos e Técnicas para o Estudo da Biodiversidade”, “Gestão Financeira”, “Gestão Estratégica de Pessoas”, “Letras: Lingüística”, “Letramento e Estudos Literários”, “Psicopedagogia em uma Abordagem Clínica e Ensino-Aprendizagem”.

Pós-graduação à Distância: “Pedagogia Empresarial”, “Psicopedagogia”, “Educação Inclusiva”, “História da África”, “Leitura e Produção de Textos: Teoria e Prática”, “Literatura Infantil na Sala de Aula”, “Leitura e Produção de Textos nas Séries Iniciais: Teoria e Prática”.

Fachada da FFCL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  •  Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram)
    Local: Campus II (Sítio das Acácias)
    Cursos oferecidos: Agronomia, Direito, Enfermagem, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação.

Pós-graduação: “MBA Agronegócio e Organizações Sustentáveis”, “MBA Gestão Técnicas de Produção Sucroalcooleira”, “MBA Gestão Hospitalar e Serviços da Saúde”, “MBA Logística nas Cadeias de Produção”, “MBA Tecnologia da Produção Agropecuária”, “Educação Ambiental e Responsabilidade Social”, “Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos”, “Emergência Clínica de Grandes Animais”, “Emergência Clínica Pequenos Animais”, “Engenharia de Segurança do Trabalho”, “Direito do Trabalho”, “Direito Penal e Processual Penal”, e “Desenvolvimento Web com Aplicações em BD”.

Fachada da Fafram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transparência é uma das marcas registradas da FE

A FE é o resultado de um sonho que começou em 1960, e concretizado oficialmente em 25 de janeiro de 1971, quando foi instalada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Passados 47 anos, o trabalho de homens idealistas e de bons costumes, que desde sua fundação têm dado sua contribuição, colocando os interesses da cidade acima dos pessoais, faz a instituição de ensino ser considerada hoje uma das mais importantes da região, e nacionalmente reconhecida pela qualidade de seus cursos.
A Fundação Educacional de Ituverava conta com 4,2 mil alunos matriculados, 600 colaboradores, dos quais 310 são professores. A maioria dos professores da FFCL e da Fafram possui doutorado e mestrado, o que demonstra a qualidade destes profissionais.
Além da qualidade, uma marca registrada da FE é a transparência. Todos os presidentes que passaram pela instituição mantiveram a mesma seriedade e filosofia dos idealizadores da FE, ou seja, atuar com transparência e buscar melhorias para o ensino.
O atual presidente, o empresário Pedro César Galassi, que vem impondo algumas medidas para que a Fundação Educacional de Ituverava possa continuar sua escalada de desenvolvimento.

Modernização
Um dos primeiros atos de Galassi à frente da FE foi designar onze gestores para atuarem em diversas áreas, com autonomia e supervisão do superintendente Luís Olavo Alves (“Luque”) e da diretoria executiva da FE.
O objetivo da medida foi modernizar a filosofia administrativa, pois cada gestor será um profissional extremamente qualificado que é responsável por uma área na qual tem conhecimento e tome as decisões necessárias com autonomia e fluidez. No entanto, cada gestor trabalha junto à Diretoria Executiva, que é comandada por Roberto Inácio Barbosa; ao superintendente, Luís Olavo Alves (“Luque”) e ao presidente Pedro César Galassi.
Outra mudança promovida pelo presidente Pedro César Galassi são as contratações de colaboradores, que passaram ser exclusivamente por meio de processo seletivo.
Os processos seletivos são realizados com total transparência, com provas teóricas e, em alguns casos, também provas práticas. Isso possibilita que os candidatos realmente demonstrem os seus conhecimentos e o quanto estão preparados para assumir os cargos em questão.
Com isso, fica clara a preocupação da FE em oferecer as mesmas oportunidades a todos os candidatos, bem como o compromisso em buscar os melhores profissionais para as suas instituições.

Responsabilidade social
A FE também desenvolve um grande trabalho de responsabilidade social. É responsável por ações em diversas áreas – como plantio de árvores e arrecadações de alimentos para entidades assistenciais – e também por conceder diversas bolsas de estudos – integrais ou parciais – para a população carente.
A FE tem grande preocupação em fazer do mundo um lugar melhor em diversos aspectos, e com essa filosofia também oferece curso gratuito aos jovens da Guarda Mirim de Ituverava

Diretoria da fundação educacional de Ituverava

Diretoria e Conselho de curadores
Presidente: Pedro César Galassi
Vice-presidente: César Luiz Mendonça
Secretário: Paulo César da Luz Leão

Diretoria Executiva
Diretor-executivo: Roberto Inácio Barbosa
Vice-diretor-executivo: Antônio Gonçalves Delgado
1º tesoureiro: Seandro Duarte Esteve
2º tesoureiro: José Antônio Jabur (“Dodô”)
1º secretário: Dorival da Silva Pereira
2º secretário: José Eduardo Mirandola Barbosa
Procurador-jurídico: Luiz Miguel Ribeiro Moysés

Conselho Fiscal
Adriano Wakayama
Alceu Sliuzas
Antônio José dos Santos Rodrigues

Conselho
Camilo José Lúpoli
Carlos Fernando Rossato
César Luiz Mendonça
Fernando Bernardini
Jorge Maeda
Luís Carlos Imaguti
Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”)
Milton Okano
Orestes Leonel Filho
Paulo César da Luz Leão
Pedro César Galassi
Roberto Mirandola
Romeu Barbosa
Valtuíres Roma
Vicente Paulo Vieira

Gestores da Fundação Educacional de Ituverava
Recursos Humanos – Reinaldo de Almeida
Contabilidade – José Roberto de Oliveira
Jurídico – Roberto Inácio Barbosa Filho
Marketing – Gustavo Baldan
Informática – Maximilian Augusto Pereira
Secretariado – Vânia Regina Porto Gomiero

Diretores responsáveis pelas instituições
Coordenadora Geral – Dra. Maria Amália Brunini
FFCL – Antônio Luís de Oliveira (“Toca”)
Fafram – Márcio Pereira
Colégio N. Sra. do Carmo – Luciana Moreira Inácio
Colégio Van Gogh – Sandra Nogueira Inácio Costa