O novo diretor executivo é o advogado Dr. José Eduardo Mirandola Barbosa, empossado no último dia 5 de fevereiro
A Fundação Educacional de Ituverava empossou no dia 5 de fevereiro, sua nova diretoria executiva para o biênio 2025/2027, eleita pelo Conselho de Curadores no dia 31 de janeiro.
O novo diretor executivo é o advogado Dr. José Eduardo Mirandola Barbosa, cujo mandato vai até 4 de fevereiro de 2027.
Também integram a nova diretoria – Luiz Miguel Ribeiro Moyses (Vice-Diretor Executivo), Vicente Paulo Vieira (1º Tesoureiro); Antônio Gonçalves Delgado (2º Tesoureiro); Roberto Inácio Barbosa (1º Secretário); Seandro Duarte Esteve (2º Secretário) e José Walteneor Mauad Junior (Procurador Jurídico).
A diretoria foi oficialmente apresentada em reunião realizada no dia 7 de fevereiro, com a presença do presidente da entidade, Paulo César da Luz Leão, e do representante do Conselho de Curadores, Marcelo Costa Teoro.
A função da Diretoria Executiva, é implementar as decisões do Conselho de Curadores e gerenciar administrativamente a instituição, distribuindo as responsabilidades entre os sete membros da equipe.
Trajetória na FE
De volta ao cargo de diretor executivo da FE após alguns anos, o Dr. José Eduardo possui uma longa trajetória na instituição.
O advogado integra o Conselho de Curadores desde 2003 e já ocupou o cargo de diretor executivo entre 2005 e 2014, período marcado por significativas conquistas para a instituição. Além disso, atuou como secretário da diretoria e procurador jurídico.
Durante sua gestão anterior, a FE viveu um momento de expansão e modernização com a construção do Hospital Veterinário da Fafram, do Núcleo de Práticas Jurídicas, do Ginásio de Esportes “Alexandre Miguel” (“Buenão”), e da ala administrativa, além da revitalização da frente da FFCL e do Colégio Nossa Senhora do Carmo, que voltará a ter esse nome.
Ainda durante a sua gestão, foram adquiridos imóveis rurais, implementados novos cursos de Engenharia e criado o COC Jr., voltado para a Educação Infantil.
A aquisição do Colégio Anglo (Liceu Van Gogh) e a construção do Centro de Convivência no Campus da Fafram também foram importantes realizações.
Desafios
Apesar da experiência, José Eduardo reconhece que o cenário atual é desafiador.
“Estamos em uma situação adversa, com problemas agravados pela pandemia, como a expansão dos cursos à distância e a falta de opções de crédito estudantil, como FIES e Prouni”, afirma.
Contudo, ele se diz preparado para contribuir ainda mais com a instituição. “Acredito que, agora mais maduro e experiente, após passar por diversos cargos, posso ajudar a superar esses desafios”, destacou.
União
O diretor executivo enfatiza a necessidade da união entre a sociedade, o Poder Público, órgãos de classe, entidades e empresas locais para garantir que a FE continue a se destacar como uma instituição de referência.
“Precisamos unir forças para que a FE mantenha op seu brilho e seu merecido destaque”, declara.
FAMÍLIA
A trajetória do José Eduardo Mirandola Barbosa na FE também é marcada por um legado familiar. Ele é filho do saudoso empresário Romeu Barbosa, que foi ex-presidente, ex-conselheiro e ex-diretor executivo da FE, e da professora Maria Eduarda Mirandola Barbosa, ex-diretora de escola.
Além disso, seu primo Roberto Mirandola foi presidente e procurador jurídico da instituição por vários anos, e seus tios-avôs Alberto Benedito de Lima e Orlando Seixas Rego, tiveram papéis fundamentais na criação e consolidação da entidade.
José Eduardo é casado com a professora e coordenadora pedagógica, Maria Laura Scotte Barbosa e pai de Ana Júlia Scotte Barbosa e Jorge Eduardo Scotte Barbosa.
“Sua recondução ao cargo de diretor executivo representa não apenas uma missão, mas também a continuidade de uma história familiar dedicada ao crescimento e fortalecimento da FE”, observa a direção da Fundação Educacional de Ituverava.
Diretoria executiva da Fundação Educacional de Ituverava
Diretor Executivo – José Eduardo
Mirandola Barbosa
Vice-diretor Executivo – Luiz Miguel
Ribeiro Moyses
1º Tesoureiro – Vicente Paulo Vieira
2º Tesoureiro – Antônio Gonçalves Delgado
1º Secretário – Roberto Inácio Barbosa
2º Secretário – Seandro Duarte Esteve
Procurador Jurídico – José Walteneor
Mauad Junior
Diretoria do Conselho para o quadriênio 2025-2029
Presidente: Paulo Cesar da Luz Leão
Vice- Presidente: Antônio Augusto de Castro Maciel
Secretário do Conselho: Gabriel Souza Freitas
Conselheiros Efetivos
André Brandão Manzano
Antonio Augusto De Castro Maciel
Gabriel Souza Freitas
Guilherme Machado Mirandola
Guilherme Ribeiro Rocha Chavaglia
João Gilberto Rey
José Antonio Jabur
Juliano Lima Jamal
Marcelo Costa Teoro
Maria Amalia Brunini
Maurício Rubira
Paulo Cesar da Luz Leão
Roberto Mirandola
Sueli Yassuko Mine Ho
Valtuíres Roma
Conselheiros Suplentes
Alexandre de Oliveira Cirilo
Braulio César da Matta Gonçalves
Dorival da Silva Pereira
Mateus Scapim Cardoso
Paulo Antonio Rodrigues de Souza