FE realiza lançamento do Núcleo Operacional do PEIEX

Em cerimônia de lançamento, foi apresentada a proposta de desenvolvimento da cultura de internacionalização para o Estado

Cerimonia do lançamento do Núcleo Operacinal do PEIEX

Após a renovação do convênio entre a Fundação Educacional de Ituverava e a agência Apex-Brasil para a continuidade do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), na manhã de terça-feira, 11 de fevereiro, foi lançado o Núcleo do PEIEX, no Salão Nobre da instituição de ensino.
O PEIEX é um programa de iniciativa da Apex-Brasil, que é implementado em todo o país por meio de parcerias com instituições de ensino, com o intuito de qualificar e incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora por meio da implantação de melhorias gerenciais e inovações tecnológicas nas empresas.
Prestigiaram o evento, o presidente e diretor executivo da FE – Pedro César Galassi e Roberto Inácio Barbosa, o coordenador do PEIEX Ituverava e diretor da FFCL – Antônio Luís de Oliveira (“Toca”), o Coordenador de Qualificação e Competividade da Apex e Gestor do PEIEX Núcleo de Ituverava – Rafael Porto de Freitas, autoridades, empresários e membros da equipe que compõem o núcleo operacional de Ituverava.
Abrindo o evento, Rafael Porto de Freitas discorreu sobre o projeto e na sequência, o presidente e o diretor executivo da FFCL também fizeram uso da palavra.

Mesa-redonda
Dando continuidade à programação, o analista de inteligência da APEX-Brasil – Pedro Pia de Andrade, proferiu a palestra “Estudos de Inteligência de Mercado no Estado de São Paulo” e, no final, foi realizada uma mesa-redonda que discutiu o tema “É fácil exportar? Desafios e competividade na exportação”.
Participaram da discussão o empresário Luís Carlos Rodrigues (“Busa”), diretor e presidente da Busa Industrial e Comercial Ltda., Luís Eduardo de Branco, diretor e do Grupo Santa Maria, Rodrigo Bombig, gerente comercial da Usina Alta Mogiana e Gustavo Matias, Q-Grader provador de café e diretor da MCT – Matias Cofffe Trading-Café.
De acordo com o Gestor do PEIEX, o objetivo do Núcleo é qualificar cerca de 150 empresas na região, que abrange 13 municípios, incluindo Ituverava.
“O convênio da Apex-Brasil com a FFCL também prevê a contratação de nove profissionais, dos quais sete são da área de Relações Interacionais e Comércio Exterior, que serão os responsáveis pela qualificação das empresas. Esses profissionais passaram por treinamento no final do ano passado, de acordo com a metodologia do PEIEX e já iniciaram os atendimentos”, observa Rafael Porto Ferreira.
“Agora estamos lançando efetivamente o programa, que deverá qualificar diversas empresas nos próximos meses, com o intuito de proporcionar a oportunidade de aprimorarem a competitividade, para que possam atuar no mercado internacional. O programa proporciona um plano detalhado de trabalho para as empresas, elaborando um planejamento de internacionalização, no qual constam questões básicas do comércio exterior”, explica Porto.
Conforme a cronograma, posteriormente a APEX deve oferecer às empresas, oficinas de competitividade. “Que envolvem tópicos como introdução a exportação, planejamento financeiro internacional, planos de negócios internacional, vendas e marketing internacional, além de outros eventos, como rodada de negócios com trade”, afirma o gestor.

Promoções comerciais

“A APEX acredita que através desse processo, as empresas estão sendo preparadas para participar de ações de promoções comerciais no mercado internacional, bem como uma rodada de negócios, uma feira internacional, entre outros”, explica.
“O projeto é contínuo e, nos próximos 24 meses, cada empresa deve receber cerca de doze visitas dos técnicos. Em Ituverava e região, cerca de 30 empresas já estão cadastradas” ressalta.

Núcleo pode contribuir para a formação de alunos da instituição

O presidente da Fundação Educacional de Ituverava Pedro César Galassi

Ele ainda destaca que o Núcleo pode contribuir para a formação de alunos da instituição, tendo em vista a base de dados estatísticos do PEIEX. “Respeitando a confidencialidade e o sigilo das empresas, esses dados podem ser usados para fins acadêmicos, como monografias, trabalhos de conclusão de curso, teses de mestrado ou doutorado, etc.”, diz

Inteligência de mercado
Durante a palestra, o analista de inteligência Pedro Pia de Andrade, falou sobre o conceito de inteligência de mercado e apresentou alguns produtos desenvolvidos para uso dos empresários.
“Como o Mapa de Oportunidades, que está disponível gratuitamente em nosso site, é uma plataforma onde os empresários podem fazer pesquisas por produtos, setores ou países de destino, identificar oportunidades que conseguimos mapear através da nossa metodologia, além de aprender a avaliar a estratégia correta para acessar determinado mercado”, disse.
“Além disso, apresentaremos o resultado de dois estudos produzidos pelo setor de inteligência da APEX, com perfil de exportação do Estado de São Paulo, entre eles máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas. Nesse estudo, aplicamos a mesma metodologia utilizada no Mapa de Oportunidades para encontrar oportunidades específicas para o Estado de São Paulo em ambos os setores”, completa o analista Pedro Pia de Andrade

Sobre o Peiex
O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas.

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.