O tradicional Jantar de Confraternização abrirá os festejos dia 7 de julho, que seguirão até 16 de julho
Começa na próxima quinta-feira, 7 de julho, mais uma edição de um dos eventos mais tradicionais do calendário ituveravense, a Festa da Padroeira, promovida pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
A quermesse, que deverá movimentar a cidade até 16 de Julho – Dia da Padroeira de Ituverava -, marca o retorno presencial do evento após dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19.
Jantar de abertura
Comemorando os 204 anos da chegada da imagem da Virgem do Carmo à cidade, a festa será em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, e terá início, como de costume, com o Jantar de Confraternização na quinta-feira, 7 de julho, a partir das 8h.
Os ingressos para o jantar, que será animado com show do cantor Danilo Teoro, custam R$ 45 e podem ser adquiridos no Escritório Paroquial. Para crianças de 8 a 12 anos o valor é R$ 30 e crianças até 7 anos não pagam.
Atrações
Os festejos seguem nos dias 8, 9, e 10 e, nos dias 14, 15, 16 e 17 de julho. Durante todos os dias, haverá barracas de comidas típicas, como cachorro-quente, cuscuz, calzone, porções, vaca atolada, pastel, espetinhos de carne e frango, peixe e frango frito, mini pizzas, yakissoba, batata frita, canjica, além de quentão, doces em geral e brincadeiras, como pescaria.
Os participantes ainda terão à disposição um completo serviço de bar, música ao vivo, leilão de prendas e sorteio de vários brindes. Entre os artistas que devem se apresentar na festa estão Bruno Medeiros e a dupla Fernando & Marcelo.
Programação religiosa
Além das festividades, a Paróquia também preparou uma programação religiosa especial, que vai de 7 a 16 de julho. Entre os dias 7 e 15, a Paróquia realizará novena e missa todos os dias na Igreja Matriz, às 19h.
Para 16 de julho, data em que é celebrado o Dia da Padroeira, está prevista missa na Matriz, às 8h, oração do Terço, às 12h, e à tarde, às 16h, haverá procissão seguida de Missa Solene. A procissão sairá da Praça 10 de Março.
Nossa Senhora do Carmo
Além de Ituverava, Nossa Senhora do Carmo é a padroeira de diversas outras cidades, como Jaboticabal, Recife e do Estado de Pernambuco.
A história de Nossa Senhora do Carmo vem da ordem das carmelitas, que venera com carinho o profeta Elias, que é seu patriarca, e a Virgem Maria, venerada com o título de Bem-Aventurada Virgem do Carmo.
São Simão era um dos mais piedosos carmelitas que vivia na Inglaterra. Vendo a Ordem dos Carmelitas ser perseguida e prestes a ser eliminada da face da Terra, ele sofria muito e pedia socorro à Nossa Senhora do Carmo.

