Franca, SP, disponibiliza 3 mil testes de Covid-19 para crianças entre 5 e 12 anos

Exames são feitos por meio de amostra sanguínea e devem ser agendados nas unidades de saúde. Município totaliza 6.988 casos do novo coronavírus e 163 mortes

Franca (SP) vai testar crianças para a Covid-19 — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

A Secretaria Municipal de Saúde de Franca (SP) disponibiliza, até o fim de outubro, três mil testes rápidos gratuitos de Covid-19 para crianças de cinco a 12 anos que estão sem sintomas da doença.

Para ter o sangue coletado pelos agentes, os responsáveis pelos pequenos devem agendar o exame em qualquer unidade de saúde do município, das 8h às 16h, levando um documento original com foto. O resultado do teste sai em até 24 horas.

O intuito da testagem infantil em massa, de acordo com a secretaria, é diminuir a curva de contaminação do novo coronavírus na cidade.

Somente nos dez primeiros dias de outubro o número supera os registros no mesmo período de setembro: 791 casos e 22 mortes contra 605 infecções e 19 óbitos.

As crianças são consideradas vetores da doença, segundo Letícia de Paulo, assessora de Políticas Públicas de Saúde, e podem levar o vírus aos mais velhos sem perceberem.

Franca também tem testado idosos e gestantes desde setembro e a coleta de sangue para esse público deve continuar até o fim de outubro.

Boletim

Até esta quarta-feira (14), a cidade totaliza 6.988 casos de Covid-19 e 163 mortes por complicações da doença, de acordo com último boletim divulgado pela Prefeitura.

A taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 61%, com 33 internados nas 54 vagas disponíveis.

Na Santa Casa, hospital referência de atendimento público para o município, há cinco espaços na UTI exclusivos para crianças, que não estão ocupados desde 5 de setembro.

Fonte: g1.globo.com