
Cidade registrou 35ºC no começo da tarde deste domingo (19). Sombra foi lugar disputado por estudantes que aguardavam pela abertura dos portões.
Pouco antes da abertura dos portões para as provas da primeira fase da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), da Universidade de São Paulo (USP), candidatos em Ribeirão Preto (SP) buscavam por sombras para tentar amenizar o calor deste domingo (19) na cidade.
Às 11h, os termômetros marcavam 35ºC e os primeiros que chegaram na Universidade Paulista (UNIP), um dos locais de prova, correram para conseguir um lugar debaixo das árvores.
Segurando uma garrafa de 1,5 litro de água congelada, a estudante Victoria Bel de Oliveira, de 16 anos, contou ao g1 que foi prevenida para enfrentar o calor e as cinco horas de prova.
Já deixei [a garrafa de água] no congelador de ontem [sábado] para hoje [domingo], porque esse calor não é para qualquer um, não”.
Natural de São Joaquim da Barra (SP), Victoria revela que se preparou ao longo do ano para a Fuvest por meio de estudos regulares do ensino médio.
“É uma carga horária pesada, até mesmo porque eu me cobro muito também”.
Neste ano, estudante presta vestibular como treineira para medicina, e vê nesta prova a possibilidade de se preparar para o ano que vem.
“Estou tranquila, sei que eu sou capacitada para fazer essa prova e ano que vem já está garantido, se Deus quiser”.
Lucas Gabriel Oliveira da Silva, de 19 anos, levou garrafas extras de água para espantar o calor.
“Bebi bastante água antes e também trouxe uma garrafa extra de água na bolsa, além da que está comigo”.
O estudante é de Barrinha (SP) e presta Fuvest pela segunda vez, para tentar transferir o curso de finanças e negócios para ciências contábeis.
“Eu tinha uma outra visão do curso que eu tinha escolhido [finanças e negócios]. Por estar familiarizado com a contabilidade, pensei que teria um algo a mais de contabilidade neste curso, só que vi que estava seguindo outros caminhos, diferente do que estou buscando e do que preciso agora. Vi que, na contabilidade, tem mais aquilo que busco, aquilo que preciso”.
Apesar do calor registrado pela manhã e a tarde, o tempo começou a mudar em Ribeirão Preto e a previsão é de chuva para o fim do dia.
A primeira fase da Fuvest reúne 10.516 candidatos na região. É necessário acertar pelo menos 30% da prova — ou 27 questões — para convocação para a segunda fase.
Neste domingo, caem 90 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e questões interdisciplinares de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química.
Fonte: https://g1.globo.com/