Obras incluíram reforma na sala de atendimento, adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros e perfuração de um poço artesiano
Com o objetivo de oferecer mais qualidade no atendimento oferecido à população de Ituverava e região, o Hospital e Maternidade – São Jorge passou por reforma e uma série de melhorias no prédio da instituição de saúde.
O objetivo das adequações, além de atender as normas da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, foi proporcionar mais conforto e segurança para os pacientes, médicos e colaboradores.
As obras foram realizadas com recursos próprios E incluíram adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros e perfuração de um poço artesiano de 32 mil litros.
“Nós nunca paramos, sempre que termina um projeto começamos outro. Uma das coisas que precisava ser feita e que é muito importante são as adequações exigidas do Corpo de Bombeiro. Mas, para fazê-las, tínhamos que ter um poço artesiano de 32 mil litros”, explica o presidente do Hospital São Jorge, Dr. Ivan Junqueira de Castro.
“A perfuração do poço artesiano foi realizada, e foi um investimento alto, porque o poço precisou ser profundo. A seguir, fizemos as adequações do Corpo de Bombeiro, que parece uma coisa simples, mas em um hospital é muito complexa”.
“Depois de pronto, foi feito uma vistoria para ver se está tudo certo e já temos o laudo que atesta que está tudo adequado como dever ser”, afirma.
Reforma
Além disso, no meio do ano, a instituição iniciou a reforma na sala de atendimento, pronto atendimento e pronto-socorro, com o intuito de assegurar um ambiente mais humano e confortável aos pacientes.
“Essa é uma questão que estamos sempre atentos. Tem que haver melhorias constantes. Estamos sempre muito preocupados com essa questão, em dar um bom atendimento para a população, em especial, aos nossos usuários, de modo que saiam daqui satisfeitos. A nossa finalidade é essa, atender bem”, destaca Dr. Ivan.
Equipamentos
Neste ano, o hospital também investiu na aquisição de diversos equipamentos para o Centro Cirúrgico.
“Adquirimos um aparelho de anestesia, um arco cirúrgico e para tornar o serviço de imagem ainda mais eficiente, também compramos um aparelho de ultrassom de última geração”, relata o presidente.
“Portanto, a partir de agora, temos realizados exames invasivos usando ultrassom, como biópsia de mama, de fibra, de outros órgãos, que antes não eram feitos em Ituverava”.
“Foi um ano desafiador, com muitos problemas, como todo mundo. Mas estamos muito contentes”, completa Dr. Ivan Junqueira de Casto.
Referência
O vice-presidente do hospital, Dr. Eduardo. Eustáquio de Almeida, ressalta que o planejamento foi concluído com sucesso e, atualmente, o Hospital e Maternidade de Ituverava – São Jorge, é uma referência na região.
“Durante 40 anos, a diretoria do hospital sempre esteve comprometida em promover melhorias no prédio. Foi assim com o Centro Cirúrgico, com o piso dos corredores, com a perfuração do poço artesiano e as adequações do Corpo de Bombeiros e, por último, com a sala de espera e recepção do hospital, que foram totalmente remodeladas com a orientação de um arquiteto”, disse.
Expectativa
“A expectativa com as reformas é justamente melhorar o atendimento oferecido e preencher o atendimento aos usuários de diversos convênios, principalmente da Unimed, que representa uns 70% do nosso atendimento”.
“A Unimed Norte Paulista, como operadora de saúde, está crescendo e o Hospital São Jorge também não para de crescer, sempre adquirindo novos aparelhos, como o arco em C, a ultrassonografia e a tomografia de última geração, de 16 canais”.
“Então, está sendo um orgulho para Ituverava ter essa disponibilidade de atendimento através da aparelhagem oferecida pelo hospital”, afirma.
O médico ainda ressalta o que os pacientes podem esperar dos serviços oferecidos pelo hospital, após as recentes melhorias.
“O objetivo do hospital é atender bem, então os pacientes podem contar uma instituição que está sempre atenta e propensa a melhorar o atendimento, desde a recepção até o atendimento médico, enfermagem, hotelaria, limpeza, alimentação, entre outros serviços”, enfatiza o Dr. Eduardo Eustáquio de Almeida.
Diferencial
“Fiz um levantamento há pouco tempo e foi possível constatar que nas regiões de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, não existe nenhuma cidade com menos de 45 mil habitantes que disponha dos serviços de um hospital particular. A única que possui é Ituverava”.
“Portanto, hoje, o Hospital São Jorge é um diferencial para a cidade e região e também é motivo de orgulho para os fundadores, para quem deu continuidade a esse trabalho, e para toda a cidade”, finaliza o vice-presidente.

