Ainda não há previsão de conclusão dos trabalhos, a expectativa é que a até o mês de maio a obra já tenha sido finalizada
Por fora a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo já tinha passado por uma ampla reforma no telhado há cerca de um ano e meio, agora a parte interna está recebendo o mesmo tratamento.
Desde agosto de 2024, o templo católico, que é um dos mais belos, com pinturas históticas, tem passado por obras de revitalização, com o objetivo de recuperar ao máximo a originalidade do prédio, e oferecer mais conforto e segurança aos paroquianos.
Além da troca do telhado e das calhas da Igreja, foi realizada a pintura da parte externa, os banheiros do Salão Paroquial foram reformados e foi iniciada a troca de toda parte elétrica da Matriz que estava danificada.
A atual etapa do projeto consite na pintura interna da Igreja.
Intervenções nas capelas
Assim como a Matriz, capelas da cidade e distritos. também foram passaram por intervenções.
A Capela São Benedito da Cachoeirinha ganhou um novo altar, que foi totalmente restaurada. Na Capela do Santíssimo, a reforma incluiu a troca das calhas do Salão Paroquial e pintura do templo.
A Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro rural de Aparecida do Salto, também passou por obras de restauração assim como o Salão Paroquial.
Na Capela São Pedro e São Paulo, no Complexo Guanabara, o foco das obras foi a reforma da cozinha, além da troca dos equipamentos de som e reparos nos climatizadores.
Obra em andamento
O pároco Marco Antônio Bognotti fala sobre o andamento do projeto de restauração da Igreja.
“Com o encerramento da nossa quermesse em 2024, nos reunimos com o CAP (Conselho Administrativo Paroquial) e apresentamos a proposta de revitalização de nossa Igreja Matriz Após a reunião, decidimos dar início as reformas, que começaram no mês de agosto”, afirma.
“É muito importante a realização destsa obras para a conservação do patrimonio da Igreja e preservar os aspectos históricos que a Paroquia Nossa Senhora do Carmo traz para o município”, destaca o padre.
Próxima etapa
De acordo com o cronograma paroquial, a próxima etapa do projeto será a reforma do Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo e das salas de catequese.
“Também pretendemos terminar a construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Aalto da Estação”, informa o padre Marco Antônio.
EXPECTATIVA
Ainda não há uma previsão para conclusão dos trabalhos, no entanto, a expectativa é que a até o mês de maio a obra já tenha sido finalizada.
“A expectativa é muito grande.Estamos ansiosos para ver a nossa igreja finalizada. Confiamos no trabalho dos profissionais que estão nos ajudando neste projeto e acreditamos que ao final deste trabalho, a comunidade ituveravense ficará muito contente ao ver tudo que realizamos”, finaliza o pároco Marco Antônio Bognotti.