
Dados do BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que seis das dez cidades com mais focos de incêndio registrados no estado de São Paulo entre o o fim de agosto e início de setembro deste ano são da região de Ribeirão Preto (SP).
Segundo o levantamento, de 21 de agosto, que foi quando as queimadas se intensificaram no estado, a este sábado (7), Altinópolis (SP) e Pitangueiras (SP) foram os municípios com mais registros.
Logo abaixo, vêm: Olímpia (SP), Sertãozinho (SP), Cajuru (SP), Pontes Gestal (SP), Pedregulho (SP), Pontal (SP), Altair (SP) e Motuca (SP).
Ao todo, as 10 cidades contabilizaram 651 focos.
Desabafo
Plantações e animais mortos, imóveis destruídos e energia elétrica prejudicada. Esses são alguns dos prejuízos contabilizados por produtores rurais nas últimas duas semanas na região de Ribeirão Preto.
À EPTV, afiliada da TV Globo, eles desabafaram sobre a situação.
“O prejuízo emocional, de saúde, porque o povo está na fumaça o dia inteiro, financeiro, ambiental, o quanto de animais que foram mortos, então o prejuízo é geral, é de chorar”, disse o produtor Moacir Pagliaroni.
“Primeiro ano que estou vendo, nunca vi na minha vida. Estou com 66 anos e nunca vi. É covardia de quem põe”, destaca o operador de máquinas Aparecido Donizete da Silva.
Fonte: https://g1.globo.com/
