Instituição de ensino completa 31 anos de várias conquistas e desenvolvimento

Fachada da Fafram: 1500 alunos

O ensino oferecido vai desde a Educação Infantil até a pós-graduação, com muita qualidade em todas as etapas, totalizando mais de 3.600 mil alunos 

Hoje considerada uma das mais conceituadas instituições de ensino do país, a Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), foi criada em 1987 e reconhecida oficialmente através da Portaria Ministerial nº 1.456, de 14/10/92 e publicada no Diário Oficial da União, de 5/11/92.
A Fafram conta com uma Área experimental de Ensino e Pesquisa de 70 ha, localizada no sítio das Acácias (Campus II), onde oferece os cursos de Agronomia, Direito, Enfermagem, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação.
A faculdade também dispõe de uma diversificada gama de cursos de pós-graduação: “MBA Agronegócio e Organizações Sustentáveis”, “MBA Gestão Técnicas de Produção Sucroalcooleira”, “MBA Gestão Hospitalar e Serviços da Saúde”, “MBA Logística nas Cadeias de Produção”, “MBA Tecnologia da Produção Agropecuária”, “Educação Ambiental e Responsabilidade Social”, “Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos”, “Emergência Clínica de Grandes Animais”, “Emergência Clínica Pequenos Animais”, “Engenharia de Segurança do Trabalho”, “Direito do Trabalho”, “Direito Penal e Processual Penal”, e “Desenvolvimento Web com Aplicações em BD”.
Números
A Fafram tem atualmente 1.500 alunos matriculados nos cursos de graduação e 60 na pós-graduação. O corpo docente é formado por 93 profissionais, dos quais 92% são mestres e doutores, e o quadro de colaboradores reúne cerca de 121 funcionários.
A instituição, que completa 31 anos em julho deste ano, já formou desde a sua fundação, aproximadamente dois mil profissionais nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Direito e Sistemas de informação.
Além de evidenciar a excelência da instituição, o conceito máximo de qualidade atribuído pelo MEC à Fafram, também comprova que a Fundação Educacional (FE), que é mantenedora não somente da Fafram, bem como da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), do Colégio Nossa Senhora do Carmo (NSC), do Colégio Van Gogh e da Fajob (Faculdade São Joaquim da Barra), está em pleno desenvolvimento, se firmando como uma das principais empresas da cidade.
O ensino oferecido vai desde a Educação Infantil até a pós-graduação, com muita qualidade em todas as etapas. Totalizando aproximadamente 3.600 mil estudantes – sendo 1.500 da Fafram, 1.000 da FFCL,700 do NSC e 400 do Van Gogh, e com quadro de aproximadamente 553 colaboradores.
Os números e o reconhecimento nacional, mostram que a Fundação Educacional de Ituverava é um dos pilares da economia de Ituverava, gerando mais de 550 empregos diretos e centenas de indiretos, além de uma fonte renda para a cidade, movimentando o comércio e o setor de serviços.

Injeção na economia

Para se ter uma ideia da representatividade da FE, em termos de economia, segundo o presidente da Fundação Educacional de Ituverava, Pedro César Galassi, as despesas mensais de estudantes que se mudam para Ituverava, giram em média de R$ 1.100,00, fora o valor da mensalidade do curso.
“São 828 alunos de fora que moram em Ituverava, ocupando aproximadamente 183 residências alugadas, onde trabalham cerca 183 domésticas. Além do mais eles movimentam o comércio e a área de prestação de serviços, e injetam na economia da cidade aproximadamente R$ 10.929.600,00 no final de cada ano”, observa Galassi.

Diretoria da Fundação Educacional de Ituverava 

Diretoria e Conselho de curadores
Presidente: Pedro César Galassi
Vice-presidente: César Luiz Mendonça
Secretário: Paulo César da Luz Leão

Diretoria Executiva
Diretor-executivo: Roberto Inácio Barbosa
Vice-diretor-executivo: Antônio Gonçalves Delgado
1º tesoureiro: Seandro Duarte Esteve
2º tesoureiro: José Antônio Jabur (“Dodô”)
1º secretário: Dorival da Silva Pereira
2º secretário: José Eduardo Mirandola Barbosa
Procurador-jurídico: Luiz Miguel Ribeiro Moysés

Instituições mantidas pela FE 

Colégio Nossa Senhora do Carmo-COC
Local: Campus I (cidade)
Cursos oferecidos: Educação Infantil (COC Junior), Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Colégio Van Gogh – Anglo
Local: Campus I (cidade)
Cursos oferecidos: Educação Infantil (COC Junior), Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursos técnicos em Agropecuária, Edificações, Radiologia, Química, Meio Ambiente, Enfermagem e Segurança do Trabalho.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL)
Local: Campus I (cidade)
Cursos: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Historia, Letras, Matemática e Pedagogia (presencial e à distância)

Pós-graduação: “Brasil: Leituras do Século XX”, “Educação Especial”, “Educação Infantil”, “Educação Matemática”, “Fundamentos e Técnicas para o Estudo da Biodiversidade”, “Gestão Financeira”, “Gestão Estratégica de Pessoas”, “Letras: Lingüística”, “Letramento e Estudos Literários”, “Psicopedagogia em uma Abordagem Clínica e Ensino-Aprendizagem”.

Pós-graduação à Distância: “Pedagogia Empresarial”, “Psicopedagogia”, “Educação Inclusiva”, “História da África”, “Leitura e Produção de Textos: Teoria e Prática”, “Literatura Infantil na Sala de Aula”, “Leitura e Produção de Textos nas Séries Iniciais: Teoria e Prática”.

Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram)
Local: Campus II (Sítio das Acácias)
Cursos oferecidos: Agronomia, Direito, Enfermagem, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação.

Pós-graduação: “MBA Agronegócio e Organizações Sustentáveis”, “MBA Gestão Técnicas de Produção Sucroalcooleira”, “MBA Gestão Hospitalar e Serviços da Saúde”, “MBA Logística nas Cadeias de Produção”, “MBA Tecnologia da Produção Agropecuária”, “Educação Ambiental e Responsabilidade Social”, “Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos”, “Emergência Clínica de Grandes Animais”, “Emergência Clínica Pequenos Animais”, “Engenharia de Segurança do Trabalho”, “Direito do Trabalho”, “Direito Penal e Processual Penal”, e “Desenvolvimento Web com Aplicações em BD”.